NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008, 19h:52

CONVÊNIOS

Lupi diz que há "ranço udenista"

SANDRA HAHN
Da Agência Estado – Porto Alegre, RS
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, atribuiu ontem a um "ranço udenista" as acusações de que a pasta teria favorecido entidades relacionadas a seu partido, o PDT, na realização de convênios para qualificação e treinamento de trabalhadores. "Você sabe que a UDN (União Democrática Nacional) muda de nome, mas o ranço udenista continua na cabeça de muita gente", declarou, em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre (RS), ao responder sobre as denúncias. Lupi relacionou as denúncias ao movimento da UDN contra o ex-presidente Getúlio Vargas. "É a mesma UDN que tentou derrubar Getúlio, que derrubou (o ex-presidente) João Goulart, que tinha ódio do (ex-governador Leonel) Brizola", acrescentou. Para Lupi, esse grupo tem "ódio do trabalhismo porque nós representamos uma linha de pensamento vinculada diretamente ao direito do trabalhador". O ministro defendeu o processo de escolha das instituições selecionadas para os convênios, citando que o método exige audiência pública, com edital publicado, por meio do qual é selecionada uma entidade-âncora. Ela precisará fazer licitação pública para escolher as instituições que irão aplicar os cursos de qualificação, descreveu Lupi. Ao comentar que os cursos ainda não começaram, Lupi considerou que há "presunção da maldade" nas acusações. Ao abordar a recomendação da Comissão de Ética - que sugeriu sua demissão por presidir o PDT e ocupar o ministério -, disse que ainda não conversou com o novo presidente do grupo, Sepúlveda Pertence, mas previu um diálogo diferente com ele. "Eu quero, com o coração limpo, procurar o ministro Sepúlveda Pertence, que é outro nível, é um jurista, é homem com honra ilibada, não tem parte, não representa grupo econômico", comentou. "Vou ponderar as minhas razões."

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL