ANA BIZZOTTO e MARIANA MANDELLI
Da Agência Estado - São Paulo
As inscrições para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até amanhã. O elevado número de acessos simultâneos ao sistema de inscrições motivou a ampliação do prazo, segundo o Ministério da Educação (MEC).A intenção, segundo o órgão, foi dar oportunidade para os que "deixaram para se inscrever no último dia" e tiveram "dificuldades de acesso". Até as 17 horas de ontem, 3.964 208 pessoas se inscreveram para o exame, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro. O número é inferior à expectativa inicial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que previa mais inscrições devido às mudanças no exame. Em entrevista no dia 28 de maio, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, afirmou que no projeto-base do novo Enem seria feita uma projeção de 6 milhões de inscritos. Para o diretor de avaliação da educação básica do Inep, Heliton Tavares, o número de inscrições até o momento está "dentro do que era esperado" para 2009. "No ano passado foram 4,8 milhões de inscrições para os vestibulares de todas as instituições de ensino superior do País. É natural que haja uma preparação para um número maior de pessoas", afirma. A partir desta edição, além de valer como certificação para o ensino médio, o Enem vai possibilitar acesso ao ensino superior. Das 55 universidades federais, 25 vão usar o exame como fase única. O Enem também será usado para ingresso nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e valerá como certificação de conclusão para jovens e adultos que ainda não finalizaram o ensino médio. O formato da prova também terá mudanças. Em vez de 63 questões objetivas, a prova passa a ter 180 itens. As inscrições podem ser feitas no site http://enem.inep gov.br/inscricao. Os estudantes devem informar o número do CPF e poderão pagar a taxa de R$ 35 até o dia 22 de julho. Concluintes do ensino médio matriculados em escolas públicas estarão isentos do pagamento.