NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Sexta-feira, 18 de Julho de 2008, 20h:38

FOGUETES

Governo retomará os lançamentos

PAULA PEREIRA
Da Agência Estado - São Paulo
Quase cinco anos depois do acidente que matou 21 técnicos e engenheiros do Programa Espacial Brasileiro, o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) da Aeronáutica vai realizar testes com o motor de um novo Veículo Lançador de Satélites (VLS), retomando assim o projeto de desenvolvimento de um foguete totalmente brasileiro, o VLS-1B. Os testes serão feitos no dia 6 em um banco de ensaio do CTA, em São José dos Campos, interior de São Paulo. Caso o novo motor seja aprovado, em 2010 o CTA deverá lançar o VLS com os dois primeiros estágios ativos para experimentar a separação dos módulos. O passo seguinte do programa ocorreria em 2011 ou 2012, quando o veículo seria lançado com todos os seus quatro módulos ativos.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL