A presidente Dilma Rousseff ofereceu na noite de ontem jantar à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e aos ministros que compõem a delegação do país na visita oficial ao Brasil. O jantar ocorreu no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, em Brasília. Esta é a segunda passagem de Merkel pelo Brasil desde junho do ano passado, quando ela esteve no país para assistir ao jogo entre Alemanha e Portugal pela Copa do Mundo, em Salvador (BA). Na ocasião, ela também se reuniu com Dilma no Alvorada antes de se dirigir à capital baiana. Embora Angela Merkel tenha chegado ontem, a agenda oficial da chanceler alemã no país começa hoje. No Palácio do Planalto, ela terá reunião privada com Dilma (acompanhada somente pelos principais assessores) e a chamada reunião ampliada (da qual participam ministros de diversas áreas). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Dilma pretende apresentar a Merkel o plano de concessões na área de infraestrutura e tentar fazer com que empresas da Alemanha participem das obras. O Plano de Investimento em Logística foi lançado em junho por Dilma em cerimônia no Palácio do Planalto. Por meio de concessões em áreas como portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, o governo estima R$ 198,4 bilhões em investimentos na infraestrutura do país nos próximos anos. A Alemanha é atualmente o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás de China, Estados Unidos e Argentina. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o fluxo comercial entre os países soma entre exportações e importações chegou a US$ 20,5 bilhões em 2014. Além das conversas sobre o plano de concessões, informou o Itamaraty, Dilma abordará na reunião com Merkel no Palácio do Planalto temas como mudança do clima e reforma do Conselho de Segurança da ONU.