NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 20 de Abril de 2009, 20h:11

AJUDA

CMN autoriza crédito de R$ 4 bi para os Estados

FABIO GRANER e CHRISTIANE SAMARCO
Da Agência Estado – Brasília
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última sexta-feira, em reunião extraordinária, autorização para contratação de empréstimos pelos Estados e o Distrito Federal com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a Resolução 3.716, publicada na noite de sexta-feira no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen), o volume autorizado é de R$ 4 bilhões e o dinheiro só pode ser aplicado em despesas de capital, ou seja, de investimentos e não pode ser direcionado para despesas correntes. Os empréstimos terão custo de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualmente em 6,25% ao ano, mais 3% ao ano, prazo de oito anos e carência de um ano. O prazo para contratação do empréstimo vai até 31 de dezembro de 2009. De acordo com a resolução, o critério de distribuição dos recursos por Estado obedecerá ao limite correspondente ao valor proporcional da distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A resolução informa uma escala de valores que vai de R$ 27,6 milhões para o Distrito Federal a R$ 375,8 milhões para a Bahia; São Paulo terá autorização de R$ 40 milhões. COMPOSIÇÃO A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) deve examinar na quinta-feira proposta que amplia a composição do Conselho Monetário Nacional (CMN). Atualmente, o CMN tem apenas três membros: os ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central. Pelo projeto que já está na pauta da CCJ, no entanto, também o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior deve ser incluído no colegiado, além de três representantes da sociedade civil, "com reconhecida capacidade em assuntos econômico-financeiros e reputação ilibada".

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL