BRASIL
Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2010, 09h:38
A
A
Chuvas deixam 43 mortos e 27 feridos em SP
FABIANA MARCHEZI
Da Agência Estado - São Paulo
As fortes chuvas que assolam parte do Estado de São Paulo há mais de um mês já deixaram dois municípios em estado de calamidade pública e 18 em situação de emergência. De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo ontem, as chuvas já deixaram 43 mortos e 27 feridos em todo o Estado. Uma pessoa continua desaparecida. Das 109 cidades atingidas pelos temporais, São Luiz do Paraitinga e Cunha são as mais prejudicadas e decretaram estado de calamidade pública. As cidades em situação de emergência são: Bofete, Caieiras, Caiuá, Chavantes, Franco da Rocha, Getulina, Guararema, Guaratinguetá, Inúbia Paulista, Lourdes, Manduri, Mirassol, Osasco, Oscar Bressane, Pardinho, Santo André, Santo Antônio do Pinhal, Sumaré. Ainda segundo a coordenadoria, em todo o estado 3.184 pessoas estão desabrigadas - pessoas que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos - e 15.786 desalojadas - os que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares. MISSA Cerca de 300 pessoas participaram na manhã de ontem de uma missa campal em lembrança às vítimas dos deslizamentos de terra da última sexta (1º) no morro da Carioca e da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), informou a prefeitura da cidade. A celebração foi realizada às 8h em frente ao ponto histórico Bica da Carioca, no centro do município. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), visou ontem as áreas atingidas por deslizamentos de terra na cidade, onde já foram registradas 52 mortes; duas pessoas permanecem desaparecidas. Os ministros das Cidades, Márcio Fortes, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, também devem participar da visita. Dos corpos já resgatados, 31 foram localizados na região da praia do Bananal, na Ilha Grande - onde a pousada Sankay também foi parcialmente soterrada -, e 21 no morro da Carioca, no centro. RECURSOS O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou ontem a liberação "imediata" de R$ 80 milhões para o município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, onde deslizamentos de terra no réveillon mataram pelo menos 52 pessoas. Acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), Lima sobrevoou pontos de deslizamento no Morro da Carioca, em Angra, e na Enseada do Bananal, na Ilha Grande. Está prevista para o dia 13 uma reunião para apresentação de projetos com o objetivo de evitar novas tragédias na região. As equipes do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis retomaram hoje as buscas a duas pessoas que ainda estão desaparecidas após os deslizamentos. No Morro da Carioca, a corporação procura por uma menina de 11 anos. Na Praia do Bananal, as buscas se concentram por uma moradora da região.