O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou à Síria, ontem de manhã, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Antes de embarcar, Amorim indicou que sua missão seria envolver Damasco nas negociações de paz entre Israel e os palestinos. Nessa perspectiva brasileira, a disposição do governo sírio de retomar as discussões sobre a devolução das Colinas de Golán teria uma influência importante no processo de paz entre israelenses e palestinos. "A nossa mensagem é que a Síria é importante para o processo de paz no Oriente Médio porque Golán faz parte disso. Seria importante retomar as conversas entre a Síria e Israel para encaminhar bem a solução do conflito entre Israel e os palestinos", explicou. O ministro insistiu que o Brasil e outros países podem trazer um "novo olhar" para o conflito, em contraposição à visão tradicional que existe, vai continuar a existir e a quem ninguém quer substituir". Tratou-se de uma clara referência aos Estados Unidos e também à União Europeia. Questionado se essa nova movimentação do Brasil havia sido antes informada ao governo americano, que é o único mediador formal entre israelenses e palestinos, Amorim afirmou que não.