NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 03 de Novembro de 2008, 20h:17

DEFESA

Campanha defende licença-paternidad

EMILIO SANT’ANNA
Da Agência Estado - São Paulo
Como a mãe de primeira viagem ainda se recuperava da cesariana, coube ao pai a tarefa de dar o primeiro banho de Natália. Durante cinco dias, o trabalho doméstico também foi todo dele. O motorista Fernando Alexandro Jurado, de 37 anos, teria feito mais não fosse a necessidade de voltar a trabalhar. Ele é um dos homens que defendem a ampliação da licença-paternidade, como pretende a campanha "Dá Licença, Eu Sou Pai!", que será lançada hoje em São Paulo. INICIATIVA A iniciativa é da Rede de Homens Pela Eqüidade de Gênero - formada por organizações sociais de defesa dos direitos humanos - e tem o objetivo de provocar a discussão do assunto. Atualmente, pelo menos dois projetos de lei tramitam na Câmara e no Senado pedindo a ampliação dos atuais 5 dias de licença para pelo menos 15 dias. "Os homens também querem se envolver mais com os cuidados dos filhos, independentemente da classe social", afirma a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Sandra Unbehaum. Jurado é um exemplo disso. Ele sabe que nem todo homem pensa como ele, mas conhece pelo menos um amigo que também se dedicou integralmente aos cuidados do filho recém-nascido. "Ele é como uma mãe para a Natália", garante sua mulher, Íria Machiniski, de 29 anos.

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL