ARTIGO
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014, 20h:23
A
A
MARIO EUGENIO SATURNO
Xeque versus Xisto
Há vários anos venho alertando sobre o grande erro brasileiro de apostar todas as fichas no Pré-Sal e que o grande algoz da Petrobras seria o gás de xisto dos Estados Unidos da América. Está certo que eu não contava com a grande corrupção descoberta, mas o xisto faz seu estrago no mundo a ponto dos xeques da Arábia Saudita declarar guerra ao xisto, reduzindo drasticamente o preço do petróleo. O barril do petróleo abriu em Nova York a 55 dólares dias atrás, menor patamar em cinco anos e meio. Isso está acabando com a economia nacional de alguns países exportadores, como a Rússia e Venezuela. A Venezuela é o mais frágil dos produtores, pois suas finanças estão em péssimo estado e 96% de suas receitas são do petróleo. Também deve afetar o Brasil. O crescimento do gás de xisto aconteceu porque nos últimos quatro anos o preço do petróleo, em torno de US$ 110 por barril, compensou que as companhias de petróleo da Dakota do Norte e do Texas perfurassem 20.000 poços resultando um aumento na produção de petróleo da América em um terço, ou nove milhões de barris por dia. Isso fez o preço do gás norte-americano, que custava US$ 9 por milhão de BTU (unidade térmica britânica), cair para US$ 1,82 em 2012. Na Europa, o gás custa entre US$ 8 e US$ 10 e no Brasil, de US$ 12 a US$ 16. Isso teve um grande impacto em setores que usam o gás, como as indústrias de fertilizantes e cerâmicas. As Empresas Braskem, Unigel e Dow Chemical desistiram de investir bilhões de dólares no Brasil. Só a multinacional do setor de vidros AGC planejava investir R$ 800 milhões expandir sua fábrica. E a elite política brasileira insiste em convencer nosso povo a acreditar em fadas-madrinhas, sacis e sapos barbudos. Quem não se lembra do ex- presidente Lula sujando as mãos de petróleo? Quem não se lembra da anunciada independência? E o pré-sal? Afinal, qual o seu custo? Continuará, até quando, a intrincada história da carochinha, petas de fazer inveja aos contos de fadas? Muitos acreditaram no vendedor de ilusões, Lula, que afirmou que a pirita negra do pré-sal era um ótimo investimento, a salvação do Brasil, e compraram ações da Petrobras Pré-Sal. Perderam uns 60% do que investiram. O governo federal leiloou parte do pré-sal e... A salvação nacional não interessou os grandes petroleiros, antes, formaram um cartel e levaram o campo pelo valor mínimo. Cadê os inimigos do cartel? E a última dos meus ex-companheiros: com o escândalo petista da Petrobrás, as ações estão valendo um terço do valor do patrimônio, alguns petistas iniciaram uma campanha em defesa da Petrobras, estimulando a militância a comprar ações da estatal. Engraçado, os próprios líderes do PT não compram essas ações. Por que será? Seria porque a dívida da Petrobras é maior que seu patrimônio? Ainda há tolos para isso? Enquanto isso, graças às delações premiadas, a Justiça Federal já aceitou processar 39 denunciados pelo Ministério Público, entre eles, estão o doleiro Alberto Youssef (réu em seis ações), Paulo Roberto Costa (réu em cinco ações) e Nestor Cerveró (réu em uma ação) e 29 pessoas das empreiteiras Mendes Júnior, Camargo Corrêa, Engevix, OAS, UTC e Galvão Engenharia. Aguardemos a denúncia contra políticos... *MARIO EUGENIO SATURNO é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). cienciacuriosa.blog.com