NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2010, 00h:47

LEITOR

Técnico diz que documento servirá de base para leis

“Entendo que ‘Incentivos Fiscais’ possam, realmente, serem incentivos à que as empresas optem por estabelecerem-se em Cuiabá ou qualquer outro Município do Estado. Gostaria, porém, de saber, como são compostos os custos de seus produtos na determinação do preço final de venda, posto que, quem paga todos e quaisquer tributos é o consumidor, o que se leva a supor que esses produtos venham a serem de menor preço, ou seja, mais baratos. Tomemos, como exemplo, um produto que, determinado seu custo de produção, se indústria e de aquisição, se comércio, mais (+) todas as despesas fixas e variáveis, incluído aí o pretendido lucro, atingirá um valor de R$ 100,00, sobre o qual incidirá o ICMS de 17%. Por quanto deverá ser vendido esse produto, não havendo esse incentivo - entenda-se o não pagamento, perdão, o não recolhimento do ICMS - que poderá atingir a 100%? Respondo: R$ 100,00. E se não houvesse o ‘incentivo’? Respondo novamente: R$ l20,48, posto que, como sabem, os tributos são embutidos nos preços ‘por dentro’. Assim sendo, não poderá haver nenhum preço de venda entre esses dois valores. O preço final terá que ser, pura e tão somente o de R$ 100,00. Daí minha pergunta final: A Sefaz acompanha, e de que forma e períodos, a formação de preços dessas empresas incentivadas frente aos preços de venda? Com a palavra!” JOÃO GALDINO DE MEDEIROS, economista, Cuiabá/MT [email protected] Galindo se torna prefeito por 15 dias “Para quem brinca de administrar uma cidade o lugar ideal para passar/curtir ‘merecidas férias’ seria em Disney World ouvindo Xuxa Só para Baixinhos 9: Natal Mágico! Viva o (contribuinte) povo cuiabano!” JOSÉ CEZÁRIO M. ASCHAR, bancário aposentado, Cuiabá/MT *** “Vão pensando vocês que serão só 15 dias, não precisa ser gênio pra descobrir que quando Galindo começou a colocar a cara na TV pra fazer propaganda da prefeitura estavam preparando a cama, fazer o eleitor ir se acostumando com a cara do futuro prefeito enquanto Wilson sai pra se candidatar ao governo do estado. Pobre eleitor mais uma vez e até quando vai se passar por otário.” JULIO ANDRÉ MONTEIRO, guia de turismo e piloto, Cuiabá/MT [email protected] O IPDU e a cidade “O IPDU, apesar de contar com excelentes profissionais, não tem os instrumentos necessários para a aplicação da PNDU, Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e pior que isso, está nas mãos da esposa do Prefeito, arquiteta de interior, capacitada para escolher a cor de uma cortina, não para liderar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de uma Metrópole de um milhão de habitantes. Isso seria da competência da Agência Metropolitana de Desenvolvimento a ser criada antes de fim de novembro 2009, o que não aconteceu!!! Ver Lei Estadual Complementar n° 359 de maio 2009.” JEAN M. VAN DEN HAUTE, consultor, Cuiabá/MT [email protected] Combinações perigosas acometem Pedra 90 “Esta declaração contida no artigo me leva a questionar; ‘A caixa d’água escancarada e sem tampa fica exposta no canto da casa’... E por onde andam os agentes que devem vistoriar, orientar, colocar larvicida? Onde andam os gestores, que recebem polpudas verbas federais para eliminar o mosquito? É mais fácil culpar a população pelo DESserviço mal feito de parte destes gestores que não fazem o é necessário fazer!!!” BIA LOPES, Cuiabá/MT [email protected] Nome da via faz homenagem a empreendedor “Com relação à questão do trânsito em Cuiaba, que o prefeito, eu disse o prefeito, não a prefeitura, vender a Av. XV de Novembro para o Atacadão, vender um pedaço da Fernando Correa para a Trescinco, afinal não é assim que o PSDB, resolve os problemas, quem não se lembra da solução para o Bemat, para a Cemat, Trav. do Cotovelo etc. etc. etc. ainda bem que os prefeitos passam e as cidades ficam, ou deveriam ficar, se eles não nos vendesse.” LEANDRO PINTO DE O. FILHO, autônomo, Cuiabá/MT [email protected] Dengue: vítima fatal de 12 anos “Às vezes penso que algumas pessoas ainda não conscientizaram da gravidade da doença, pois os quintais continuam com acúmulo de sujeira e para piorar a prefeitura não faz a coleta de lixo, no meu bairro, ficou 20 dias sem coleta o lixo estava tomado pela água da chuva e ai como é que faz? Morre né.” LUCIANE PEREIRA, Cuiabá/MT *** “Esse anjinho é outra vítima do mal da reeleição. Com toda a certeza o Prefeito não está passando suas férias em MT.” ADNEN RAJAB, servidor público, Cuiabá/MT [email protected] Jovem recebe tiro dentro da policlínica “Pois é, falta contingente na Polícia... enquanto isso até esposa de presidente de Câmara Municipal tem 10 policiais à disposição para segurança pessoal... será que são diferentes de nós, cidadões que pagamos impostos e muito.. Estamos de olho Sr. governador...” MARINA ALMEIDA, Cuiabá/MT *** “Não é falta de policiamento, isso é falta de cumprimento de pena. Com certeza a maioria desses delinquentes tem passagens pela Policia e/ou Justiça. Só que não ficam na cadeia. Então, pena de morte já!” GILMAR MALDONADO ROMAN, historiador, Pontes e Lacerda/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL