NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 14 de Setembro de 2012, 20h:57

ANSELMO CARVALHO PINTO

Salve celulite!

Moças mato-grossenses, jovens moças mato-grossenses! Aprendam uma coisa em suas recém-iniciadas vidas: parem de se submeter a tudo pelo primado da beleza. Nós, os homens, os homens de verdade - em última instância aqueles a quem caberá o proveito de tanto sacrifício -, adoramos a assimetria, temos desmedido carinho pela celulite, preferimos a maciez do seio natural ao rigor das próteses de última geração. Por favor, ouçam o conselho que lhes dou: há um mundo de beleza na imperfeição. Faço tal apelo porque acabo de ver que um ônibus da Rede Globo tem circulado por aí atrás de uma certa “garota fantástica”, concurso cujo propósito é escolher, entre milhões de brasileiras, aquela que poderá carregar, junto com o nome, o honroso epípeto. De Mato Grosso, querem levar uma ou duas eleitas, como se somente a elas fosse dado o direito de ser “fantástica” nesta terra mestiça e de tanta beleza, onde o olho azul-sulista harmoniza tão lindamente com a tez acobreada dos nativos. Fantásticas são todas vocês, tenham quilos a mais ou peitos de menos! E notem bem que não estou aqui criticando o concurso da Globo por algum ranço ideológico. Não, de forma alguma. Minha birra é com todos os concursos – do Garota Colegial ao Miss Universo. Vê-las enfileiradas na porta do pavoroso ônibus, na aspereza deste nosso sol inclemente, como animais prestes ao abate, me causa um profundo desalento, um dó quase paternal. Dá vontade de ampará-las de volta para casa, cochichando em seus ouvidos sobre a impossibilidade de se mensurar a beleza. Sobre o quão belas serão quando jogarem para o alto as imposições deste mundo injusto e padronizado. Saber que garotas tão jovens estão se sujeitando ao escrutínio de um ou dois eleitos – como se a eles fosse dado o direito de saber quem é e quem não é belo – me dá vontade de chamar a polícia. Indigitar a mais bela e, por conseqüência, segregar todas as outras é um atentado contra a autoestima de qualquer mulher. Um crime contra a natureza humana, contra o desenrolar espontâneo das coisas, contra as imperfeições que tanta graça dão à vida. A beleza não está na objetividade numérica das medidas, e sim nos mais subjetivos detalhes, ora imperceptíveis a uns, ora cristalinos a outros. Eis o segredo! Reforço: de todas vocês, incluindo as de outros estados, apenas uma - notem bem tamanha sordidez -, apenas uma sairá vencedora deste infeliz concurso. E, cedo ou tarde, todas as outras - todas elas, sem exceção – voltarão para o colo de suas mães amarguradas pelo vinagre da derrota e do sentimento de rejeição, este sim, um veneno para a beleza. ANSELMO CARVALHO PINTO é editor-executivo do Diário

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL