Uma matéria recente na revista Superinteressante mostra um roteiro infalível ou quase, para ganhar uma promoção. Como tudo aquilo que envolve comportamento humano há uma necessidade de validar o argumento com pesquisas. É claro, baseado em análises quantitativas, uma universidade americana, mais precisamente do Texas descobriu que puxar o saco do chefe aumenta as suas chances de ser promovido em 64%. Além de elogiar você também deve fazer favores a ele, mas segundo a reportagem isso só acontece se você puxar o saco na medida certa. O esquema é o seguinte: 1. Cara-de-pau, é fundamental ter cara-de-pau, senão você vai ficar com pudor desnecessário já que quase todo mundo gosta de ser bajulado, mesmo quando sabe que é puxa-saquismo; 2. Timing, é preciso saber quando puxar o saco, não pode ser toda hora e nem só na hora da necessidade, tem que puxar de vez em quando sem motivo para parecer sincero; 3. Credibilidade, você precisa entender do assunto para elogiar; 4. Sinceridade, - isto é ótimo você precisa acreditar pelo menos um pouquinho naquilo que está dizendo; 5. Otimismo, se você leu o livro O Segredo, esta dica vem ao encontro do que diz o livro, tenha sempre o pensamento e uma atitude positiva e você será mais crível; 6. Retribuição, se for ajudado, retribua e deixe claro que isto é um agradecimento ao auxílio prestado anteriormente e por fim, 7. Distribuição, não puxe o saco só do chefe, distribuir os elogios aos colegas de equipe diminuirão as resistências e a pecha de puxa-saco do patrão. A reportagem sugere ainda um comportamento pró-ativo em favor de todos, auxiliando o quanto puder. Procure fazer com que todos saibam o que você vem fazendo sem exageros para não ficar sendo o chato do escritório. As dicas são válidas para o convívio e não só para promoção. É óbvio que uma promoção é sempre bem vinda, mas mais importante que isso é criar um ambiente agradável no seu trabalho. Contar com sorrisos e com a ajuda dos outros. Para isso o primeiro passo é seu, auxilie que será auxiliado, sorria que sorrirão de volta. Para tudo na vida existe a palavra certa, mesmo a crítica se for feita no timing correto, com credibilidade de quem conhece sobre o assunto e com sinceridade soará como uma preocupação válida em relação à vida do outro. Às vezes a palavra pode ser só um - pois é -, afinal o que a pessoa estava esperando mesmo era apenas dois ouvidos e um ombro. Quem sabe? * CLAUDIO DE OLIVEIRA é jornalista e publicitário, mestrando em Estudos Culturais. Repórter do DC Ilustrado e tem um blog WWW.ponteseportas.blogspot.com. E-mail:
[email protected]