DEUSDÉDIT M. DE ALMEIDA
A Páscoa cristã é a celebração da paixão e morte do Senhor, acontecimento mais importante da obra salvadora de Deus. Porquanto, a ressurreição de Jesus, além de ser a realização plena das profecias bíblicas, é a prova definitiva e irrefutável de que o Senhor Jesus é realmente Deus, o messias enviado pelo Pai e salvador da humanidade. A páscoa de Jesus, expressa o infinito amor e total generosidade do filho de Deus para com a humanidade. É, portanto, a festa da gratuidade cristã e do amor. Deus nos ama, não porque somos bons ou porque merecemos, mas porque ele é a essência do amor, da bondade sem limite que se irradia e que se manifesta em Jesus para todos os homens, sobretudo, aos pecadores. Costumo afirmar que maior prova de que Deus existe e nos ama profundamente é a nossa própria vida. A vida é expressão do amor de Deus. Por isso, hoje, somos chamados a retribuir este amor, vivendo na obediência da fé, na humildade e generosidade, a exemplo de Jesus. Numa sociedade mercantilista e consumista marcada pelo toma lá dá cá, precisamos cultivar a espiritualidade da gratidão a Deus na gratuidade das ações. Todo bem que fazemos para os irmãos neste mundo, é pouco, diante daquilo que Deus fez por nós. Ele nos amou primeiro, nos criou, nos deu o seu filho que morreu na cruz e, ainda, cuida de nós com tanto carinho na cotidianidade da vida. O salmista confirma esta verdade da gratuidade de Deus, proclamando vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho? (SL8,5). Portanto, devemos ser almas agradecidas e parar de reclamar de tudo e de todos! É nesta linha que vai todo nosso esforço de conversão. Porque Ninguém está totalmente convertido. Porquanto, carregamos as marcas do pecado original na alma, o qual fragiliza e empobrece nossa vida e nossas opções. Diante do mistério do pecado que marca nossas vidas, recordamos as palavras do apóstolo Paulo: Portanto, se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus (Cl. 3,1-4). Segundo Paulo o homem velho é o homem do pecado e o Homem novo é o homem revestido da graça, configurado com Jesus ressuscitado. A Campanha da fraternidade-2013, sobre Juventude e fraternidade, foi um grande chamamento para acolhermos de forma afetiva e efetiva os jovens, os quais devem ser protagonistas na Igreja e de uma nova sociedade. A festividade da páscoa é marcada por alguns símbolos: O círio pascal, símbolo do Cristo glorioso e ressuscitado, radiante de gloria, que ilumina a vida dos homens. O cordeiro Pascal, lembra Jesus o manso cordeiro imolado que tira o pecado do mundo. Os sacrifícios antigos eram celebrados com o sangue do cordeiro, animal que não oferece resistência diante dos seus tosquiadores. Ovos de Páscoa são excelente símbolo pascal: por fora parece pedra, sem vida, duro... Mas por dentro contém a possibilidade da explosão de uma vida pujante e feliz que nascerá. Assim cada ser humano carrega dentro de si a força da vida nova. A coelhinha de páscoa, símbolo da fertilidade, é um maravilhoso símbolo da Igreja, que como mãe, deve gerar e cuidar com carinho de seus filhos. Girassol, flor que acompanha sempre o sol. Por causa disso, os cristãos escolheram o girassol como símbolo da páscoa. Jesus ressuscitado é o sol da nossa vida. Devemos estar continuamente ligados nele, voltados em sua direção, recebendo sua luz, sua força e seu calor. Finalmente os cartões de páscoa que enviamos aos amigos, expressam o sentido desta vida nova operada por Deus nas pessoas abertas às iniciativas salvadoras de Deus. Feliz Páscoa, estimado irmão e irmã em Jesus Cristo! Que o esplendor da luz do ressuscitado, ilumine você e sua família! * Pe. DEUSDÉDIT M. DE ALMEIDA é sacerdote diocesano e pároco da P. C. Imaculado de Maria (Cuiabá)
[email protected]