NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2014, 20h:58

GUSTAVO NASCIMENTO

O dilema do viajante

Certa vez um professor parou no meio da aula, olhou para mim e disse: “É, meu amigo, você está numa sinuca de bico: você já começou a viver o ‘Dilema do Viajante’”. Nessa hora eu ainda mais encabulado do que intrigado, perguntei o que seria este tal dilema. Ele riu e me a seguinte história: Existia um cientista muito promissor. Ele era muito bom em tudo o que fazia, mas ele gostava das coisas na prática. Não gostava de ficar estudando teorias. O objetivo do estudo de toda a sua vida, era a teoria do “Universo em expansão”. Então, ele juntou recursos e foi estudar isto na prática, no campo. Ele viajou pelo universo até o ponto em que podia literalmente visualizar a expansão do espaço. Ele ficou maravilhado e acabou ficando lá por muito tempo. Quatro longos anos para ser mais exato. Então após todos esses anos de trabalho árduo, sem seus amigos, sem sua família, sem os seus antigos lazeres e amores, ele finalmente havia realizado o seu sonho e desvendado a teoria (pelo menos assim ele pensava). Foi então que decidiu voltar para a Terra, voltar para a casa. Chegando a Terra, tudo estava muito diferente. As coisas estavam em dimensões que ele não entendia. Nesta hora, o cientista percebeu que somente o seu olho já era do tamanho da Terra. Ele passou 4 anos no local em que o espaço se expandia com mais força, isso fez com que ele expandisse numa velocidade muito maior que a terra e agora ele não cabia mais nela. O nosso amigo percebeu que as pessoas que ele tanto amava não mais o entenderiam a partir de agora. As coisas que ele tanto gostava não mais lhe cabiam, nem o mar e nem o céu. Os sonhos do passado eram pequenos, as coisas que imaginava realizar não mais lhe satisfariam. Enfim, nada mais do que anteriormente ele chamará de lar lhe pertencia mais. Ele estava em casa, mas numa casa que não eram mais a sua. Então, sem amigos, sem um lugar para voltar e sem sonhos para realizar ele finalmente entendeu. Agora, o viajante estava no maior dilema de sua vida. Ele se indagava: ”Qual é o meu lugar? Não caibo mais aonde eu saí, mas, também não pertenço ao lugar em que estive nestes últimos anos.” Então, ele partiu pelo universo procurando outros viajantes, outros lugares, um ambiente em que pudesse se sentir novamente em casa. O professor olhou pra mim e disse: “É meu amigo, expandir tem um preço, por vezes, doloroso. Você compreende?” GUSTAVO NASCIMENTO é repórter

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL