NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2011, 19h:58

WILSON CARLOS FUÁ

Natal e os presentes

Presentear é um ato especialmente emocionante, desde a dúvida da escolha do presente ideal até a incerteza se a pessoa que vai receber irá gostar. Dar ou receber um presente é muito bom, faz bem ao espírito de quem dá e de quem recebe. Quando um presente é muito valorizado, tem um valor monetário muito alto, pode melindrar ou humilhar uma pessoa, ou mesmo terminar com uma relação que é de igualdade e de amor. Um presente pode estabelecer uma diferença social numa relação. O poder do dinheiro pode promover a separação ou estabelecer a existência das diferenças, e a partir daí pode não existir compreensão e entrega. Isso acontece em nosso cotidiano, às vezes pensamos que estamos sendo presenteados, mas no fundo estamos sendo comprados. Quantas vezes as diferenças sociais romperam a compreensão de igualdade que unia as pessoas antes de existir os interesses. Às vezes em nosso dia-a-dia, encontramos pessoas que nos levam a caminhos nunca imaginados, e nessas idas e vindas da vida, encontramos com pessoas de todas as matizes. Quanto mais dependemos materialmente das pessoas, mais afastamos das nossas amizades desinteressadas que usam a consciência como guia do acompanhamento do envoltório espiritual. Os seres humanos acima da amizade gostam de relações de poder e tem necessidade de se estabelecer e proporcionar atos que criam dependentes. É uma característica da raça humana, existem interesses que levam as pessoas exercer sempre a vaidade do poder dominador, e isso fica bem caracterizado no valor dos presentes como forma de impor o poder do dinheiro. Quantas pessoas sofisma em não fazer parte de um presente recebido, não vêem naquele presente qualquer significância com o seu modo de vida, super avalia a concepção material, conclui que dentro daquele pacote está contido muito sentimento de vaidade e arrogância que com certeza promoverá a separação e estabelecendo diferenças sociais irremediáveis, pois a reciprocidade depende do poder econômico das pessoas envolvidas no relacionamento. Mas, ao dar um presente na verdade, é igual promover as compensações sentimentais, assegurando laços de amor e de amizade, ou até que passem a existir as diferença culturais, educacionais e financeiras. Hoje já banalizaram o ato de presentear, virou um ato apenas comercial, a sociedade de consumo foi criando datas para aumentar as vendas: dia das mães; dia dos pais; dia das crianças; e assim vai. Para o comércio seria bom se durante os 365 dias fosse institucionalizado, dia-a-dia, para cada grupo de pessoas a serem presenteadas, mas o dia mais importante para se dar ou receber presentes é o dia de Natal e o dia do nosso aniversário. Natal é a época de confraternização dos povos, época de dar e receber presentes, historicamente vindo da tradição trazida nas figuras dos Reis Magos, cada presente tinha um significado diferente: O incenso representava a fé e era oferecido aos sacerdotes; o ouro representava a nobreza e era oferecido aos reis; já a mirra representava o perfume e o sacrifício era oferecido aos profetas. O importante de toda essa história é que a figura dos três reis magos tinha a representatividade dos povos de todas as cores e de todas as nações, sendo: Baltazar representava do rei da Arábia, cor negra; Melchior representava o rei da Pérsia, cor clara; Gaspar representava rei da Índia, cor amarela. O grande significado do presente acima do valor material, é o valor espiritual, porque apesar dos três Reis Magos representarem o poder dos Reis, ao concluir suas missões demonstraram toda humildade do mundo curvando-se diante de um menino pobre que nasceu na estrebaria junto aos animais. Esse ato mostra a todos nós que o presente serve acima de tudo para demonstrarmos os nossos sentimentos, independente de etnia ou classe social, o presente é um ato para celebrar a amizade e o amor ao próximo. O presente fortifica um relacionamento. Oferecer presentes materiais, em algumas situações do relacionamento humano é mais importante do que o próprio presente recebido. Para dignificar o sentimento de relacionamento de amizade e gratidão, ao darmos um presente, acima de tudo é importante nos colocarmos na obrigatoriedade essencial em saber oferecer a nós próprios em forma de presente, é como se você passasse a se materializar dentro do seu próprio presente, pois este ficará marcado para sempre, do começo ao fim de um relacionamento, ou eternizado em um ato de amor ao próximo. Feliz Natal. *WILSON CARLOS FUÁ – especialista em Administração Financeira e Recursos Humanos [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL