NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010, 01h:47

* MÁRCIO CORREA GODOY

Não podemos retroceder!

2010 é um ano importante, pois, no mês de outubro, iremos às urnas escolher nossos novos governantes, tanto em nível federal, quanto em nível estadual. Estaremos escolhendo também dois senadores, oito deputados federais e 24 deputados estaduais. A discussão maior para os mato-grossenses é quem vai suceder Blairo Maggi: Wilson Santos (PSDB), Jayme Campos (DEM), Silval Barbosa (PMDB) ou Mauro Mendes (PSB). O que desejamos é não retroceder. Acorizal, especificamente, ficou abandonada por longo tempo. O município surgiu no século XIX, está a menos de 70 km da Capital, mas ficou parado no tempo. Lembro de um artigo do nobre jornalista Onofre Ribeiro de 1990, cujo título era “Ninguém quer Acorizal”. No texto, Onofre retratava a verdadeira realidade do município, de abandono, esquecimento e penúria. Com a chegada do empresário Blairo Maggi ao Governo do Estado a realidade do município começou a mudar, algo que ninguém esperava, pois diziam que ele não conhecia o município, que era elitista, sulista e arrogante. Pois bem, Maggi mudou a opinião de muita gente e fez muito mais por este povo, se comparado a muitos outros que passaram pelo Palácio Paiaguás. Levou asfalto do Distrito da Guia a Acorizal; de Acorizal a Jangada, construindo uma ponte ligando os dois municípios; de Acorizal a Rosário Oeste. Levou moradias, asfalto urbano, Aviário para Baixada Cuiabana, enfim, com essas obras deu oportunidades para instalação de indústrias no município, como, por exemplo, a fábrica de Gelatina que está chegando a Acorizal e o frigorífico Marfigri, em Rosário Oeste. Tivemos no governo do Estado políticos genuinamente mato-grossenses, muitos da Baixada Cuiabana. Por exemplo, Júlio Campos (82-86), Carlos Bezerra (86-90), Jayme Campos (90-94) e Dante de Oliveira (94-98; 98-02), que nada fizeram para a região! Ficaram só no discurso, aliás alguns eram muito bons nessa modalidade, porém na prática deixaram a desejar e nós ficamos “a ver navios”, em um total abandono. Passado alguns anos, aqueles que estiveram no poder e nada fizeram, agora, querem voltar. Jayme Campos atrasava os salários dos funcionários e dos fornecedores, além de administrar apenas para seu grupinho. Wilson Santos, da turma do PSDB, recentemente disse em Sinop que o asfalto da MT 010 (Cuiabá a Rosário Oeste, passando por Acorizal) foi um equívoco, pois a região “é pobre e improdutiva”. Ele não consegue nem administrar Cuiabá, que vive em verdadeiro caos, faz muitas promessas, mas não consegue cumprir. E Silval Barbosa (lembre-se de Carlos Bezerra), que vai inchar o governo com a turma do PMDB, afoitos para voltar ao poder, é o mesmo Silval que tempos atrás queria dividir o Estado de Mato Grosso, mostrando na época muito preconceito com o povo da Baixada Cuiabana. A nossa esperança é que Mauro Mendes seja candidato, pois assim teremos condições de votar em alguém que tem condições de continuar a fazer por Mato Grosso. Mauro Mendes tem o mesmo perfil do Blairo Maggi, empresário bem sucedido, que não é político de carreira, que construiu um patrimônio na vida privada por meio de esforço, trabalho e dedicação. Que não precisa da política para sobreviver. Que se entrar no governo com certeza será para contribuir e, o principal, não tem os vícios políticos iguais a muitos. Para o município que avançou, como é o caso de Acorizal nesses últimos anos, não é possível pensar em retroceder. Para quem não queria Acorizal e, agora, é considerado um município promissor, como disse recentemente o jornalista Onofre Ribeiro, durante o I Seminário Sócio-econômico de Acorizal, realizado no mês de dezembro, temos o dever de saber escolher o melhor, pois não podemos voltar a ficar no esquecimento. * MÁRCIO CORREA GODOY, responsável pelo site Uembê de Acorizal/MT e Perito Criminal Oficial do Estado de Mato Grosso [email protected]

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL