Ao anunciar de forma intempestiva a fusão de secretarias, sem levar em conta a voz de quem atua em cada área, uma maneira um tanto prepotente de realizar uma minirreforma administrativa e estilo de gestão, parece que o futuro prefeito Mauro Mendes encontrou resistência e acabou recuando. Será que vai acabar cedendo todas as vezes que encontrar resistência? Como vai ser seu relacionamento com a Câmara de Vereadores, onde, de fato, estão os maiores confrontos dos prefeitos? Creio que o melhor caminho para o novo prefeito é o diálogo tanto com os servidores quanto com os vereadores e com os movimentos organizados e que representam a sociedade civil. Enfim, se foi eleito por uma ampla maioria, deve consultar e respeitar a vontade popular. Caso esqueça que este é o princípio da democracia e da boa gestão, vai acabar com os burros n'água. Tenho certeza de que Mauro Mendes é inteligente, lutador, determinado, honesto e tem um grande aval da população para revolucionar Cuiabá, desde que não tente inventar a roda. Por exemplo, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou por unanimidade há alguns anos o novo Plano Diretor de Cuiabá, elaborado na gestão do ex-prefeito Wilson Santos, com ampla participação popular, mas que acabou sendo quase esquecido. Lá estão as grandes linhas de um planejamento estratégico, com visão de longo prazo para Cuiabá e sua inserção no contexto da Baixada Cuiabana. Que tal resgatar o Plano Diretor? Aliás, exigência do Estatuto das Cidades e construído segundo as diretrizes do Ministério das Cidades. Vamos aguardar, o futuro ira dizer se as promessas de campanha serão transformadas em realidade nos próximos quatro anos. JUACY DA SILVA, professor UFMT, Cuiabá/MT
[email protected] *** Duas importantes pastas não podem neste momento de tantos investimentos turísticos e culturais ficar resumidas em uma só. Temos que ter visão de futuro mantendo-as cada vez mais fortes e ativas. LUCELIO COSTA, Cuiabá/MT
[email protected] Cuiabanos aguardam o fim do mundo Pelo que eu li na Bíblia Sagrada, ninguém sabe o dia e hora do fim do mundo. Assim disse Jesus Cristo quando esteve aqui na Terra. O livro de Apocalipse 17:15 15 E ele me diz: As águas que viste, onde a meretriz está sentada, significam povos, e multidões, e nações, e línguas. 16 E os dez chifres que viste, e a fera, estes odiarão a meretriz e a farão devastada e nua, e comerão as suas carnes e a queimarão completamente no fogo. 17 Porque Deus pôs nos seus corações executarem o pensamento dele, sim, executarem um só pensamento [deles] por darem o seu reino à fera, até que se tenham efetuado as palavras de Deus. 18 E a mulher que viste significa a grande cidade que tem um reino sobre os reis da Terra. Então os governantes vão voltar contra a religião e destruí-las, e isso ainda não aconteceu. Outro sinal que tem de acontecer: 1 tessalonicenses 5:3 diz Ora, quanto aos tempos e às épocas, irmãos, não necessitais de que se vos escreva. Pois vós mesmos sabeis muito bem que o dia de Deus vem exatamente como ladrão, de noite. Quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes há de sobrevir instantaneamente a repentina destruição, assim como as dores de aflição [vêm] sobre a mulher grávida, e de modo algum escaparão. 4 Mas vós, irmãos, não estais em escuridão, de modo que aquele dia vos sobrevenha assim como a ladrões, porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não pertencemos nem à noite nem à escuridão. DESMOSTRENES MIRANDA, funcionário público, Cuiabá/MT
[email protected] Enersul vence a Cemat no CO Pois é! Se a Cemat fosse uma empresa séria(?!) teria me levado a sério desde 2001, ano do Apagão, ocasião em que lá demonstrei - em reunião do Concel - um Kit de acessórios que economiza em torno de 50% no condicionador de ar e geladeira com dispenser; 33% no chuveiro e, até, 20% no ferro elétrico e, em vez disso distribui - lá de vez em quando meia dúzia de geladeiras e lâmpadas elétricas. A proposta seria para que a empresa autorizasse o desconto, nas contas de luz, do valor dos acessórios que fossem instalados. A resposta poderia ser traduzida assim: Nem pensar!. Claro, porque uma vendedora de energia iria reduzir seu faturamento, já que aumento de consumo que leva em futuro próximo à necessidade de novas usinas e acabaria sendo um problema social/econômico para o Governo resolver. A competência dá empresa está aí: sob intervenção da Aneel. A eficiência desses acessórios já foi demonstrada em Feira de Ciências da Secitec, no Centro de Eventos do Pantanal, em outubro de 2011 e, recentemente, por uma emissora de televisão local. Caso este assunto seja de interesse público, eis os telefones para se conhecer os produtos, para os quais, aliás, estou buscando um político com visão e competência para apresentá-lo - o Kit - ao Ministério de Minas e Energia, com intuito de abrir suas patentes, a partir do que poderão ser fabricados por todo o Brasil, a baixíssimo custo e a partir do dia seguinte ao anúncio da liberação dos direitos patentários. Fones: (65) 3626-5942; 9201-3510; 8128-3230 e 9900-3230. Você conhece um político inteligente? Que tal testá-lo? JOÃO GALDINO DE MEDEIROS, economista, Cuiabá/MT
[email protected] Famílias retornam para área de risco em Cuiabá Isso é um descaso dos fiscais da prefeitura. Esse pessoal está dormindo, e não trabalhando. Essa invasão de áreas de risco existe lá no bairro Dr. Fábio, onde a prefeitura retirou muitas famílias e doou casas no bairro Aroeira. Os caras venderam as casas e estão voltando para a área verde e área de risco. Cadê os fiscais? Como Cuiabá será uma cidade melhor? Difícil com esse tipo de administração, omissa. BENEDITO RUFINO DA SILVA, professor, Cuiabá/MT
[email protected] O que eu espero em 2013 Para que isso aconteça, em primeiro lugar rever o seu comportamento e seus hábitos. Exemplos: como que está a sua pegada ecológica com o planeta? A sua alimentação é orgânica (peixe, carne branca, verdura, legume, frutas, sucos, água de coco, sanduíche natural, pão integral, doce de morango light, sopa de ervilha e chã de hortelã)? Como está a sua atividade física? O seu índice de massa corporal está dentro das medidas ou, acima de 27, está fora da medida. O seu consumo é sustentável? Usa sacola retornável, separa tudo aquilo que pode ser reaproveitado ou reciclado, passa toda a roupa de uma só vez e mantém a torneira fechada enquanto escova os seus dentes? Use a mesa de sua casa para reunirem e saborearem uma refeição todos juntos. O seu lazer cultural e ambiental nos fins de semana seguem esses itens: Parque zoológico UFMT, Parque Mãe Bonifácia, Pantanal, Chapada dos Guimarães, Arsenal do Sesc, Museu, Eventos Culturais, cinema, teatro e Bar (Bossa-nova, MPB, Jazz, Rock Rool). Tem um livro de cabeceira? Faz parte de uma rede social? Sua relação humana é bacana( bom-dia, muito obrigado, com licença)...? É simpática com as pessoas, é grato aos amigos e colegas? O que é bom pra Renata, é bom pro jornalismo 2013, sustentável! HÉLIO AUGUSTO GOMES, Cuiabá/MT
[email protected]