Vou aproveitar essa excelente ideia do senador Cristovam Buarque, sugiro que nessa aludida lei se dê a eles, aos ocupantes de cargos públicos, a oportunidade de, quando seus filhos terminarem os estudos do ensino básico, fundamental e médio em escolas particulares, que por sinal são de excelente qualidade, que continuem em uma universidade particular, aí sim, eles não ocupariam vagas dos que tiveram o infortúnio de frequentar somente as sucateadas escolas públicas, recheadas de profissionais despreparados, com suportes inexistentes, além de salários vergonhosamente achatados ou quase inexistentes. Quero sugerir que sejam enquadrados também os filhos de professores das universidades públicas, acho que eles também são culpados pelo atual estágio em que se encontram as escolas públicas deste país, só sabem falar mal e nada fazem no sentido de criar uma conscientização moral dos profissionais que formam nas excelentes faculdades; esses profissionais são os formadores de opinião, falta mais engajamento, falta o exercício da função social desses profissionais, ou acham que função social é responsabilidade somente de empresas? Só sabem mesmo é fazer greve. Não quero aqui generalizar, existem profissionais comprometidos com a sociedade como um todo, embora sejam raros. JOSÉ SANTANA DE SOUZA AGUIAR, policial militar da reserva remunerada, Santa Fé do Sul/SP
[email protected] *** O senador Gilberto Goellner precisa ser mais coerente ao analisar os fatos. Se os filhos dos políticos tirariam vagas de quem realmente precisa das escolas públicas, por que é que ao ingressarem na faculdade não prosseguem os estudos em faculdades privadas? O ensino fundamental e o ensino médio nas escolas públicas brasileiras são de qualidade inferior aos das escolas privadas, porém a faculdade pública oferece um ensino de melhor qualidade e o melhor tem que ficar com vocês não é isso senador? Senador Goellner, o povo também precisa da faculdade pública, mesmo porque oferece um custo infinitamente menor que as privadas. Uma vez que os políticos podem pagar escolas privadas, que prossigam também pagando os altos custos das faculdades privadas. Os filhos dos políticos não tiram vagas numa ponta, mas tiram na outra, fazendo até cursinho pré-vestibular para ingressarem em faculdades públicas. Agora quero me dirigir a todos os políticos contrários à proposta do senador Cristovam Buarque. Parem de olhar para os próprios umbigos. Estou na torcida para que esse projeto seja aprovado. Talvez assim vocês passem a se preocupar com o ensino público no Brasil. ADEMIR SANTANA, radialista, Shizuoka-ken/Japão
[email protected] *** Mais uma vez os barões da política mato-grossense se mostram contrários a ideias que visam a melhoria da educação. Oras, inconstitucional é a desigualdade existente entre as escolas de péssima qualidade (pública) nas quais a grande parcela pobre da população estuda, em comparação com as escolas particulares, em que os filhos dos políticos estudam, isso é democrático? Com a mentalidade da época da ditadura, Goellner... para quem não conhece... (sojicultor), Wellington Fagundes (não está nem aí para MT) e Jaime Campos (um dos maiores corruptos de MT, diga-se de passagem nosso inimigo, aprendiz de José Sarney) são as laranjas podres que ainda restam e governam o nosso país... ROBERT MOREIRA, estudante, Cuiabá/MT
[email protected] *** Por que não ampliar a idéia? Atendimento médico, só pelo SUS, uso de transporte coletivo, advogado só através da defensoria pública, etc. Ah, mas não rola! Como diz Sarney, eles não podem ser tratados como cidadãos comuns. WELINTON PASDIORA, administrador, Cuiabá/MT
[email protected] *** Acredito que será de grande valor ao ensino público, dando a integridade a justa igualdade, já que os políticos estão na rede publica para defender o público no seu todo. Analisando que todos terão o mesmo valor de ensino, qualquer estudante pode sim estudar na rede publica até pra facilitar o melhoramento do ensino, afinal os políticos não estão lá para defender a rede público? E por que não que a inovação comece pelos filhos dos fiscais públicos? Eles estarão economizando mais no orçamento familiar já todos nós pagamos imposto igual aos políticos. Ajudará até para se refletir sobre a qualidade de ensino que os pais políticos defendem, acabando com a desigualdades de ensino e social, é claro que ajudará os políticos refletirem mais, vendo o exemplo dos seus filhos, acompanhando na fiscalização do trabalho público, cobrando a qualidade de ensino. E sem dúvida os políticos estão participando mais na educação pública desse país. A começar pela empresa publica governamental. E devido ao fato de os políticos também pagarem impostos, a renda da família vai melhorar. E os filhos valorizarão mais os pais que defendem o ensino da rede pública. Espero mesmo que ponha sim em prática pra todos já que eles acreditam na rede pública que defendem, já que os políticos acreditam mesmo que o trabalho deles é de melhor qualidade Nem mesmo os políticos estão confiando no ensino público que defendem para toda a sociedade. ANILCE A. A. WILLIAMS, estudante, Cuiabá/MT
[email protected] Escândalos Ao que parece, não há muito o que fazer na Câmara Municipal de Cuiabá, a não ser se envolver em um escândalo após o outro. Os nobres parlamentares não veem o trânsito horrível, a falta de novas vias de escoamento, a falta de infraestrutura nos bairros, a poluição dos córregos e do pobre Rio Cuiabá por falta de saneamento básico; assim como também não notam nada de errado em relação aos projetos mirabolantes e quase sempre inúteis em relação às obras para a copa e também não se depararam com nenhum buraco feito pelo prefeito nas obras do PAC que estão emPACadas. Quer criar a calçada da cuiabania. Eta, quanta criatividade! É um espanto. Afinal, para que foram eleitos estes cidadãos? Para fiscalizar o Executivo ou discutir o sexo dos anjos? ALCIR MARTINS ATAÍDES, funcionário público, Nobres/MT
[email protected]