Numa loja de uma grande rede fui comprar uma máquina fotográfica digital, veja bem, fui comprar, não fui fazer pesquisa e por ter sido atendido por uma vendedora com pouca experiência ela conseguiu o imprevisto, que eu desistisse da compra. Não sabia me dizer a diferença de uma digital a pilha e a bateria, qual a capacidade de memória, se tinha carregador, se possuía algum diferencial que justificasse a oscilação do preço de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 enfim, embora bem uniformizada e educada não estava preparada para o atendimento. Isto ocorre com freqüência no nosso dia a dia, as mudanças são tantas e tão rápidas que treinamento é de extrema necessidade para o sucesso e a qualidade de qualquer profissão. Embora de valor social as contratações temporárias e emergenciais colocam no mercado uma grande parcela de inexperientes que deveriam estar aptos somente após treinamento e capacitação. Não se pode dar condição de dirigir e pilotar para quem não esta habilitado, nos vemos todos os dias nos variados segmentos; lojas, supermercados, lotéricas, restaurantes, oficinas, postos, etc, a constante rotatividade de pessoas , quando a gente começa a conhecer e confiar, algum bicho formigueiro mexe com estas pessoas, demitem, transferem, fazem com que elas saiam de atividades que estavam preparadas e busquem outras áreas que nem sempre estão aptas a desenvolver. Em todos os lugares temos de profissionais a picaretas, isto é uma realidade, se você levar um eletrodoméstico com defeito a várias assistências, vai ter vários orçamentos, com diagnósticos diversos e preços mais diferentes ainda. É simples entender, uma assistência confiável qualifica seus profissionais, alguns saem montam suas próprias pequenas assistências, que contratam novos funcionários sem treinamento e dá no que dá, não dá certo. É isto que na minha opinião vem ocorrendo, muita gente no mercado, prestando os mais variados serviços, mas com pouca qualificação. Quem tem gente preparada em suas empresas, deve preserva-lá, deve fazer com que ela treine e passe sua experiência para a equipe, que obviamente deve ser composta com gente comprometida, fazendo com que todos ganhem, o empregador o empregado e os clientes, evitando que na era digital, tenhamos no dia a dia comportamento analógico. * JAIR WINCH é administrador de empresas
[email protected]