NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 17 de Março de 2011, 20h:34

FERNANDO DUARTE

É só uma ilusão

Coitado do cuiabano! Ou melhor, coitado do cuiabano, goiano, gaúcho, paulistano e quem mais utiliza o transporte público da capital mato-grossense. São veículos sucateados, que não respeitam os horários e guiados por motoristas mal educados. Uma das discussões do momento é mobilidade urbana. Discute-se pavimentação, viadutos e fluidez no trânsito, mas enquanto não fizer uma discussão séria e avançada sobre o transporte coletivo atual, o problema persistirá. O veículo leve sobre trilhos, o bus rapid transit (BRT), ônibus articulado. Todos são veículos importantes e que, dependendo da tarifa, facilitarão muito a vida dos usuários. Entretanto, os ônibus que circulam atualmente ainda terão função, não serão descartados, apesar de merecerem. Enquanto as “autoridades” não se atentarem para isso e os passageiros não se mobilizarem, as empresas “responsáveis” continuarão absorvendo os R$ 2,50. Existe uma frase popular que diz: “não precisa tomar veneno para saber que mata”. Mas é preciso utilizar ônibus coletivo para saber o que é ruim. Como governantes, promotores e proprietários das empresas não os utilizam, obviamente não sabem como é péssimo chacoalhar em um veículo velho, como é horrível ficar em um ponto de ônibus batalhando por um espaço para entrar, como é frustrante (mesmo pagando) ser desrespeitado. Ora, usuário não paga a passagem fiado ou em prestação. Ele faz o pagamento à vista, sem cheque ou cartão de crédito. Apesar disso, é visto como número, como coisa, como gado indo ao abatedouro. Talvez o transporte público tenha chegado a esse nível por culpa do próprio usuário. A falta de uma discussão generalizada e de atitude soma para a inércia do poder público e, consequentemente, a falta de mudanças. Os milhares de usuários deveriam fazer um pacto: não renovar os passes do cartão por um mês e, aos que pagam em dinheiro, deixar de usar o transporte por três dias. Essa (sacrificante) atitude obrigaria uma transformação do serviço, chamaria a atenção da qualidade do transporte para todo o país (chamando a atenção também de veículos nacionais de comunicação) e veria renovação no setor. Bom... essa revolta parece uma ilusão e é obvio que ninguém fará isso. Aproveite o transporte público de Cuiabá! FERNANDO DUARTE é repórter

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL