ARTIGO
Quarta-feira, 20 de Julho de 2016, 19h:06
A
A
JOANICE DE DEUS
É hoje!
Quando ouvi falar pela primeira vez, no Hora Um, jornal matutino da Rede Globo, sobre a euforia que o Pokémon GO vem causando entre os adultos e a criançada dos Estados Unidos (EUA), Austrália e Nova Zelândia, fiquei me perguntando como seria quando o jogo chegasse ao Brasil. Para quem gosta de jogos, a grande expectativa é pela chegada do Pokémon GO no país, o que estaria para acontecer nesta quinta-feira. É hoje! Eu, como já me expressei, estou curiosa para saber o que virá pela frente. Isso porque em pouco mais de duas semanas da nova febre mundial já aconteceram vários acidentes preocupantes. Nos EUA, por exemplo, já há dezenas de casos de assalto envolvendo os jogadores de Pokémon GO. A mídia nacional também já mostrou que muita gente está brava com a popularidade do novo game. Exemplo disso é o Museu do Holocausto, em Washington, que pediu para ser retirado do jogo. O museu está recebendo um volume grande de pessoas que vão ao local apenas para caçar pokémons. Agora, imagine o que vai acontecer aqui, no Brasil, com a segurança pública que temos pelas ruas de nossas cidades e com os incontáveis buracos que existem pelas calçadas e praças públicas. Mais do que jogar já penso em andar com a câmera de vídeo do celular ligada para capturar as situações inusitadas e engraçadas que ocorreram pela cidade. Não vai demorar muito para serem registrados casos de roubos, atropelamentos e quedas de pessoas focadas na tela do celular e em capturar um dos monstrinhos ao invés de estarem atentas ao que realmente acontece ao seu redor. Segundo a mídia nacional, o jogo junta dois recursos. Um deles, a localização por geoposicionamento, através do Google Maps, e os famosos monstrinhos que surgiram na década de 1990, como videogame, após viraram série de televisão, filmes e brinquedos. Fruto de uma parceria entre a Nintendo e a Niantic, estúdio especializado em realidade aumentada, o jogo usa tecnologia de realidade aumentada, ou seja, as imagens de computação gráfica são sobrepostas às imagens reais capturadas pela câmera de celular. Andando pelas ruas os jogadores encontram os monstrinhos e tentam capturá-los. Os monstrinhos surgem como se fossem de verdade. Na distração é que podem ocorrer os assaltos e os acidentes. Para os interessados, "Pokémon GO" estará disponível por IOS e Android. JOANICE DE DEUS é repórter