NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Sábado, 02 de Março de 2013, 12h:27

LEITOR

Cuiabá está entre as 30 mais violentas

“O que disse o sociólogo Naldson Ramos da Costa, a Unesco vem dizendo desde 1.999 quando implantou uma representação em MT, tal representação fechou pois, nenhum governo desde 1.999 teve uma ação efetiva no combate a violência entre os jovens, um total descompromisso com a situação, que veio a tona pela primeira vez quando da pesquisa e publicação do Mapa da Violência em 2.000, realizada pela UNESCO no Brasil.” JERÔNIMO UREI, Administrador, Cuiabá/MT [email protected] Pedro Satélite diz que Taques só sabe criticar “O senador Pedro Taques sabe realmente o que fala, esses corruptos que dizem que o que ele diz é uma crítica, concordamos que venha ser uma construtiva. Parabéns Pedro Taques, ataque aos corruptos, só a população sabe o sofrimento nas estradas do estado.” NOME LAURO CÉZAR PÁTRIA, Tecnico de Seguros, Cuiabá/MT [email protected] *** “A melhor maneira de defender o estado de Mato Grosso é justamente denunciando esses bandidos que se dizem políticos. Aí está o principal ‘buraco negro’ das finanças do estado, ou seja, manter essa roubalheira dos políticos a custa do sacrifício do povo.” MOISES C.MELO, Engenheiro, Cuiabá/MT [email protected] Rotatória é fechada por três meses “Moro na região do Carumbé e todos os dias trabalho no Centro e deixo o filho no UFMT. Já está difícil o trânsito, imagino depois dessa. Porque não deixar uma passagem, ou na da Trabalhadores ou da Jurumirim. Pois a saída pelo Pantanal shopping ou pela Fernando Correa também estão complicadíssimos.” MARIA ISABEL WERNER, Professora, Cuiabá/MT [email protected] Pelo telefone, preso pede mais saúde “Os presídios e penitenciárias do nosso país e em especial do nosso estado estão cheios de criminosos, na sua maioria pobres. Alguém acha mesmo que as autoridades estão preocupadas com tal situação, pois, se estivessem, já haveriam regularizado a questão da saúde, da super lotação e alimentação. Porém é sempre a mesma desculpa, e a verdade é que falta vontade política. E isso dificilmente ocorrerá, até porque como já frisei na frase anterior, a maioria dos presos é de pobres. Quanto aos agentes penitenciários, é mais que justa a reivindicação, deveriam ser melhor remunerados, passar por treinamentos periódicos, e ter um plano de carreira que lhes dessem uma perspectiva de futuro no cargo que exercem. No mais, é isso, ainda veremos muitas outras matérias sobre a questão prisional, assim como sobre a educação, saúde e segurança pública em nosso querido Mato Grosso. Pois não é?!” HERMISON LEVI, Servidor Público, Cuiabá/MT [email protected] Riva toma as dores de Daltro na AL “Pobre povo, assistir uma cena desse tipo, onde o errado, o imoral é discutido dentro da casa de leis. No Brasil só funciona o velho jargão: ‘Toma Lá Dá Cá’. Pois nossa indignação com os politiqueiros, especialistas em traquinar politicagem que os fazem perpetuar-se no poder, chegou ao limite e triste é saber que vivemos numa democracia, onde o povo tem a oportunidade de mudar esse cenário, mas mudar como? No Voto? Tratando-se de Brasil, tudo continuara como está, pois nesse país os ‘vencedores’ continuam sendo os mais ‘espertos’ e ‘fortes e heróis’ é quem sabe tirar vantagem em tudo. Os fracos se danem, paguem impostos, cumpram a lei e calem a boca! A vergonha é tanta que chegamos ao escárnio (zombaria/sarcasmo) da política, aonde seus representantes revelam que na prática se abre espaço para ocultar tudo que leva ao apadrinhamento de fortuna (no mundo da política brasileira não falta dinheiro). É triste ver o legislativo ao invés de se preocupar em fazer leis, cobrar e ao mesmo tempo aumentar através de orçamento publico dinheiro pra saúde, pra educação e principalmente pra segurança publica, pois Cuiabá virou uma vergonha internacional, como a trigésima mais violenta do mundo, simplesmente discutirem lugares pra apadrinhados no executivo. Lamentável.” LEO SANTOS, Cuiabá/MT [email protected] Uma questão de cidadania “Tenho uma proposta para sensibilizar o cidadão(a)a mudar o seu comportamento e hábito. A lei 12.305 - Politíca Nacional de Resíduos Sólidos, obriga o município apresentar o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.1.Apoiar e fortalecer as Cooperativas de Catadores de Materiais Reciclados.2.Responsabilidade Compartilhada envolvem todos os segmentos da sociedade(Comitê de Mobilização e Limpeza Urbana e Fórum Lixo e Cidadania)3. A Educação Ambiental atuando nos bairros, nas escolas, nos comércios.4.A logística do lixo eletrônico.5.Coleta Seletiva. 6.Divulgar a Lista Limpa e a Lista Suja.7.A Voz Ambiental ativa e passiva na mídia e Redes Sociais.8.Termo de Compromisso entre Cooperativa e Cidadão. 9.Usar a sedução que visa atingir o simbólico a arte como ferramenta:Filme, data show, teatro de rua, mímica, dança, teatro de boneco, o improviso e participação do cidadão, o ecomóvel multimídia com sistema de palco e sonorização que passa a apoiar as ações mobilizatórias.10.Fiscal do Lixo, abordaria o cidadão com um apito e dois cartões da seguinte forma:Cartão Vermelho para cidadão(a)que joga o lixo no chão.Cartão Verde reabilita o cidadão(a)que em seguida pega o lixo e a coloca na lixeira. A discussão foi iniciada!Que venham os resultados!O que é bom pro Lixo, é bom pra Cidade Sustentável!” HÉLIO AUGUSTO GOMES, Cuiabá/MT [email protected] Pinheiro insiste em ilegalidade sobre cargos “Parabéns deputado Emanuel Pinheiro, está passando da hora de dar um basta nesse Riva, elegeu tudo o que articulou, presidente da Câmara, da Associação dos Municípios e é o presidente da Assembleia.Com todo este poder, chega de se esconder nesse cargo e saia para governador, tente se articular com o povão para ver se ganha.” MARIO MARCIO DA COSTA E SILVA, eng.civil, Cuiabá/MT [email protected]

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL