O tripé da violência é alicerçado na omissão do governo federal em relação aos países produtores de cocaína e maconha. Falta de investimento por partes dos estados em material humano e bélico para enfrentar os marginais e quadrilhas organizadas. E surgimento de grupos ou pessoas com viés ideológico que defendem soluções simples para problemas complexos, tipo dia disso, dia daquilo, coisa que levam nada a lugar nenhum... Enquanto uma parcela de brasileiros entrar com os pulmões nessa guerra, não haverá vencedor. Os viciados são responsáveis diretos por maioria dos furtos, roubos e latrocínios ocorridos em Cuiabá, MT e no Brasil. LUIS ANTUNES DE MAGALHÃES, professor, Cáceres/MT
[email protected] *** É realmente lamentável e vergonhoso para Cuiabá ostentar um título tão desonroso e desairoso como este. O que não se admite é que as autoridades constituídas não estão nem aí e se estão, os resultados encontram-se na estatística da matéria. A população fica à mercê dos bandidos e assassinos de todas as espécies que roubam, assaltam, estupram, agridem e matam os cidadãos dentro e fora de suas residências numa impunidade que causa um grande terror na sociedade. Enquanto isso, os encastelados do Paiaguás e adjacências ficam confortavelmente inertes nos seus potentes ar-condicionados sem mover uma palha para pelo menos tentar minorar a situação humilhante do povo abandonado, sem nenhuma proteção e à mercê dos marginais. Onde estão os aparelhamentos da Segurança Pública? Onde estão os policiais civis e militares? Onde estão o governador e o secretário de Segurança Pública? A impunidade dos marginais e a inoperância das autoridades são tão evidentes, que ao cidadão não resta senão ficar preso em suas casas enquanto aguarda um marginal que irá arrombar e invadir a sua residência, agredir, estuprar e prender todos os moradores, levar bens e valores ao seu bel-prazer e ainda ter que rezar para que reste algum dinheirinho para pagar os absurdos impostos que não retornam em beneficio do povo que, de tão descrente, nem chama mais a polícia porque sabe que não vai resolver nada mesmo. Na maioria dos casos, nem o B.O. é registrado, especialmente quando estão em greve, reivindicando melhores salários. Estamos nas mãos dos bandidos porque segurança pública em Cuiabá é sofisma e artigo de luxo que só os mais privilegiados podem pagar os altíssimos muros eletrificados, dobermanns e rottwailers, vigilância armada particular e algumas ruas públicas arbitraria e ilegalmente fechadas por altos muros. Por falar nisso, será que a prefeitura vai autorizar o fechamento da rua onde moro, por sinal sem saída? Este é o desabafo de um cidadão que paga todos os impostos, além do plano de saúde, escola privada, mora em muro eletrificado e anda em ruas esburacadas, mal-iluminadas e sem sinalização de trânsito, etc., etc. Se não fosse trágico, seria uma grande piada sem nenhuma graça. MARCELO MATTOS, aposentado, Cuiabá/MT
[email protected] Pedro Satélite diz que Taques só sabe criticar Parabéns ao senador Pedro Taques ao avisar que as rodovias estavam em estado crítico. O senador fez valer sua liderança e credibilidade. Os mato-grossenses acreditam nele. Tem conhecimento do estado em que se encontram a rodovias; a rodovia que liga Cuiabá a Poconé, pavimentada, apresenta verdadeiras crateras. É lamentável! Nossos governantes mostram que não têm a mínima experiência; e vem aí mais chuva; decreto não revoga a lei da natureza. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT
[email protected] *** Tem deputado que gosta de ver a miséria dos outros para tentar ganhar votos na base do Vou fazer, vou buscar verbas, vou intervir junto ao governador, vou deixar as coisas ficarem pior para ver quanto eu levo nessa. Graças a Deus, temos um senador que nos defende. Melhor seria se os demais fizessem o mesmo! LUIS ANTUNES DE MAGALHÃES, funcionário público, Cáceres/MT
[email protected] *** Esse cara existe ainda na Casa dos Horrores? A população não tem conhecimento de nenhuma atividade exercida por ele. Que pena.... ganhando salário sem trabalhar. (coitado do povo cuiabano). MALU MARQUES, Cuiabá/MT
[email protected] Parlamentares farão levantamento É bom mesmo que aproveitem bem o passeio-tur, e aprendam alguma coisa com o governador Eduardo Campos, provável futuro presidente do Brasil. Pena que aqui só tem o bairro do Porto, assim mesmo deveras abandonado, sem navios, mas com muitos dependentes químicos, assaltantes, ladrões, moradores de rua, etc. Quem sabe conseguem trazer um pedaço do mar para cá? E o cordão aumenta cada vez mais. Essa é a democracia. E o custo deve ser mais barato que o desfile da Mangueira. JOSE ANTONIO SASSIOTO, aposentado, Cuiabá/MT
[email protected] Alta assusta consumidores O etanol sempre será vantajoso, pois o preço da gasolina e do etanol sempre sobem na mesma proporção. O etanol está mais caro que em Campo Grande. Gasolina mais cara do Brasil e o etanol também. NABIL SILVA, estudante, Cuiabá/MT
[email protected] Panela Cheia Seria interessante a sociedade conhecer quantas pessoas que receberam os benefícios conseguiram trabalhar dignamente não mais sendo necessária a ajuda. Seria ridículo financiar a perenidade da vagabundagem oficial. E as crianças estão em aula ou as escolas fecharam. E aqueles que já completaram a idade já deixaram de receber os benefícios? Por se tratar de dinheiro público arrecadado a título de tributo, representando 5 salários por ano para o trabalhador, seria sensata uma auditoria e pesquisa mostrando onde esses recursos estão sendo gastos, se no boteco da esquina pagando aquela latinha, produtos de beleza, gasolina para moto, ou está sendo aplicado na alimentação e saúde das crianças. É muito importante desvincular o assistencialismo da obrigação de votar em candidato do governo, ou caracteriza a compra de votos com recursos públicos e o candidato do governo terá sua candidatura cassada pelo TSE. Pelo menos compra de votos com dinheiro de origem privada é crime. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT
[email protected] Rotatória é fechada por três meses Ruas de Cuiabá enfim, elegemos um prefeito para Cuiabá. Temos um gerente, um industrial, técnico habilitado para administrar a cidade. A sociedade necessita das suas ruas para continuar vivendo trabalhando. Os assaltos continuam, os marginais estão tomando conta da cidade; senhor prefeito a população aguarda sua manifestação. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT
[email protected]