NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Quinta-feira, 12 de Abril de 2012, 22h:15

EDIO MARTINS DE SOUZA

Cuiabá, cidade comunitária

Diariamente, penso em como será Cuiabá, quando estiver completando 300 anos, em abril de 2019. Nessa análise, eu sempre arranjo uma forma de embutir, num contexto ampliado, a cidade que queremos. Por amor a Cuiabá, estou sempre discutindo e agindo para solucionar os problemas da cidade. Tenho filhos nascidos e criados, no Jardim 1º de Março, região norte da Capital. Um bairro que ajudei a fundar, em 1991, e onde tenho orgulho de morar, há mais de 20 anos, mesmo havendo carência em infraestrutura básica. Sem dúvida, uma das formas de melhorar a cidade para o seu tricentenário é tentar incutir, na cabeça das pessoas, em especial nos bairros distantes da área central, que devemos buscar qualidade de vida, incessantemente. E o movimento comunitário, por estar sempre ao lado das bases populares e organizações sociais, em suas principais reivindicações, se torna vetor desse processo reivindicatório, permanente, junto às autoridades municipais, estaduais e até federais. Desta forma, a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) tem discutido, exaustivamente, ao longo dos últimos anos, a cidade na qual desejamos viver, nos 300 anos da Capital. É importante citar que, como representante do movimento comunitário, não tenho me furtado a discutir, em pequenas reuniões ou assembleias gerais, nos últimos anos, projetos e propostas sobre melhorias para Cuiabá. Partiu da Ucamb, por exemplo, a sugestão para que Cuiabá tivesse mais de um modal, como alternativa para o transporte coletivo, quando, então o Estado decidiu adotar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também partiu da Ucamb, ainda no governo Blairo Maggi (2003-10), a reivindicação para a prefeitura de Cuiabá e o governo de Mato Grosso, sem distinção política ou administrativa, unissem forças para asfaltar 100% da cidade. A prefeitura decidiu dar o nome de Poeira Zero ao seu programa. Nós, comunitários, preferimos outro nome: dignidade! Independente da denominação, porém, o que vale é o atendimento das reivindicações das bases populares, por uma Cuiabá melhor, mais humana, limpa e feliz. Parabéns, Cuiabá...! * EDIO MARTINS DE SOUZA é presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb)

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL