NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Terça-feira, 23 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 09 de Abril de 2010, 21h:20

ADILSON ROSA

Chega de tanta gastança

A atual administração federal criou recentemente 145 cargos de confiança, os chamados DAS, a um custo anual próximo de R$ 80 milhões. Se levarmos em conta que foram criados milhares e milhares de cargos desses desde a entrada de Lula na presidência, temos uma despesa extra de mais de R$ 1 bilhão anual. Uma despesa desnecessária, cujo valor poderia ser aplicado em educação, saúde e infra-estrutura. É uma ação da atual administração que criticou o mesmo erro da administração anterior. Se levarmos em conta que Fernando Henrique Cardoso já havia deixado milhares e milhares cargos de confiança da administração tucana, não havia motivo dos petistas criarem milhares e milhares de novos cargos. Logo os atuais gestores que tanto criticaram os antecessores pela política de tantos cargos DAS. Esses cargos criados nos últimos anos para os ‘companheiros’ são legais, mas imorais, pois o correto seria a ampliação dos cargos de carreira, daqueles funcionários que, entra presidente, sai presidente, eles ficam, pois são concursados. Os nossos suados impostos não podem virar dinheiro para pagar cargos de confiança de governantes. Precisam ser transformados em serviços de qualidade, assim como ocorre na maioria dos países civilizados. Esse debate precisa vir à tona justamente no momento em que mais da metade da população do país são pessoas de classe média - que por sinal, paga e paga muitos impostos. É preciso dar um basta em tantos cargos de confiança. Caso contrário, vai chegar um dia em que toda a arrecadação será destinada somente para pagar os assessores de nossos chefes. A atual administração, além de milhares e milhares de cargos DAS a mais, possui 33 ministérios. A pergunta é óbvia. Para quem tantos ministérios? Será que resolverão os problemas? Se fosse assim, a educação, a infra-estrutura e a saúde seriam de primeiro mundo. A realidade, porém, é outra. Há mais de uma década, um ministro reclamou da criação de tantos ministérios. Ele argumentou que não era preciso tantos assim. Disse que se ministério resolvesse o problema, bastava criar o Ministério da Pobreza e resolvia o problema da miséria. E não é que ele tinha razão? *ADILSON ROSA é repórter

Edição EDIÇÃO 16968




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL