Qualquer solução que não a privatização mediante venda da Sanecap para a iniciativa privada da forma como foi feito, por exemplo, com a Cemat, será a dilapidação do patrimônio público. A concessão pura e simples do serviço de abastecimento de água para a iniciativa privada com a entrega do seu patrimônio não tem respaldo legal por ser o serviço de água, constitucionalmente um dever do Estado. A concessão deveria ser para uma empresa de economia mista (sem ingerências políticas) onde a prefeitura seria a acionista majoritária e comprometida com um planejamento de investimentos para tirá-la da situação pré-falimentar. Qualquer outra solução será e paliativa e maracutaia e, com certeza, não visará aos reais interesses e necessidades da população que tanto sofre por anos e anos seguidos com o crucial problema de abastecimento de água e saneamento básico. MARCOS BARBOSA, empresário, Cuiabá/MT
[email protected] *** Incluir a Ucamb e a Ucam nessa tal Agência de Regulação dos Serviços de Saneamento de Cuiabá é fazer politicagem pura e simplesmente. Confiável na futura Agência, só mesmo a OAB e o Crea. Que, enfim, batam o martelo da conce$$ão, porque o cidadão usuário do sistema foi consultado e, contemplado, aprovou a privatização. Teremos pano pra manga, ou melhor, pano para um caríssimo vestido para festa de gala, nas eleições cuiabanas 2012. JOSÉ CEZÁRIO M. ASCHAR, bancário aposentado, Cuiabá/MT *** Lamentável que as forças obscuras desta negociata estejam aplaudindo a incompetência da Câmara Municipal de Cuiabá de vetar esta projeto. A população sabe o que é privatização, isto é, priva o povo dos seus direitos. Estes vereadores mercenários não estão preocupados com a universalização da água e nem em melhorias no esgotamento sanitário, mas, sim, nas suas campanhas, sem bancadas, por esta organização fajuta. Não estranhem se nas campanhas destes vereadores incluir doadores de campanha, possíveis diretores da licitante vencedora da privatização, a própria licitante vencedora ou até mesmo empresas tercerizadas da licitante vencedora da privatização, que depois do certame licitatório vem a doar dinheiro para as respectivas campanhas. O Ministério Público precisa agir nesta operação maquiavélica, que com certeza terá empresas laranjas em paraíso fiscais, como é a prática constante aqui no Brasil. FAGNER RAIONE, contabilista, Cuiabá/MT
[email protected] *** Parabéns ao prefeito Chico Galindo pela coragem em enfrentar o problema de saneamento em nossa cidade. A sociedade não está interessada se o serviço será publico ou privado, o que queremos é água e saneamento. O resto é briga idiota entre ideólogos e políticos. CLAUDIO NOVAES, empresário, Cuiabá/MT Duplicação da estrada de Chapada só em 2012 Meu Deus, quando vai ser inaugurado aquele trecho que está malfeito? Com vários remendos...será que o poder público vai aceitar uma porcaria daquela? O que é isso?! Ali, sim, houve superfaturamento. ITAMAR FRANCISCONI SILVA, comerciante, Várzea Grande/MT
[email protected] *** Eu já sabia! Venho utilizando a duplicação como ciclista e tenho acompanhado passo a passo a evolução dessa obra desde o seu início. Meu comentário, primeiro, é em relação à qualidade do recobrimento da pista, uma camada muito fina e de fácil deteriorização como tem acontecido em alguns trechos. Segundo, são os erros absurdos de traçado como alguns retornos e rotatórias, como a de acesso à comunidade do Cóxipó do Ouro, onde pela má-sinalização e o erro grave de projeto quase todos os dias veículos passam direto. Dá para ver pelas marcas das freadas e placas destruídas no local, não esquecendo do trecho que passa pela nova loja atacadista no início da rodovia, onde foi preciso colocar gelo baiano até a rotatória seguinte, pela falta de educação de alguns motoristas que insistiam em acessar a loja pela pista. MÁRDIO SILVA JUNIOR, arquiteto, Cuiabá/MT
[email protected] Obra busca certificação verde Este projeto não passou por uma análise e/ou conhecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente - Condema, como poder ser certificado um projeto de que a sociedade civil e seu conselho de meio ambiente tenham conhecimento. Isto é impossível! Como o interesse local está fora das práticas sustentáveis! JOSÉ CARLOS BAZAN, ambientalista, Cuiabá/MT
[email protected] Criminosos não são flagrados na ação As ações de fiscalização devem ser constantes e não apenas esporádicas como agora quando a imprensa denuncia. Enquanto isso o Ibama se preocupa com uma árvore plantada no quintal do cidadão que se arrancá-la (até por segurança) sem autorização está sujeito até ser preso. Enquanto isso, nossa Amazônia vai sendo destruída graças à ação deletéria de criminosos que não são molestados ou quando muito, uma multa que vai ser contestada na Justiça para finalmente não acontecer nada. O Brasil precisa urgentemente de uma política severa e efetiva para que a Amazônia não seja totalmente devastada em menos de cinquenta anos. MARCELO MATTOS, universitário, Cuiabá/MT
[email protected] Roubos e furtos crescem 60% após greve A questão da segurança pública em nosso Estado e em especial na Capital é grave e precisa-se de solução mais que urgente! Infelizmente, não há interesse por parte das autoridade públicas em resolver tal questão, pois temos um défict no efetivo policial, tanto na PM quanto na PJC. Soma-se a isso a falta de estrutura e treinamento dos policiais, sem contar que aqueles que vão para a rua recebem um salário muito inferior ao dos seus superiores. Enquanto os grandes empresários e altos funcionários públicos têm acesso à segurança público/privada, nós, trabalhadores, sofremos com a total falta da mesma. HERMISON LEVI, servidor público, Cuiabá/MT
[email protected]