Se hoje não temos dinheiro pra itens básicos tipo saúde, educação, segurança, saneamento básico e outros, como será depois da Copa com essa imensidão de dívidas? A Copa de 1994 nos Estados Unidos: Estudos mostraram que ao invés do lucro de 4 bilhões esperados com o megaevento as cidades sofreram perdas que variaram entre $ 5,5 e $ 9,3 bilhões. E em Barcelona, o que se viu depois das Olimpíadas de 1992 foi um aumento significativo do custo de vida [de 20%, segundo pesquisa da Universidade Autônoma de Barcelona]. A cidade também sofreu com o desemprego, porque foram criados muitos postos temporários, com baixos salários. Com o fim do evento, havia uma massa de desempregados. Nas Olimpíadas de Montreal (1976), além do desemprego, a cidade sofreu com o corte de investimentos em áreas essenciais. Com isso sofrem os pobres, que são os que menos aproveitam os megaeventos. Em Atlanta, após as Olimpíadas de 1996, o que ficou, foi um projeto de mobilidade urbana que não ajudou os cidadãos... Todo mundo sabe que estamos dando um tiro no pé, mas quem deveria ir contra? A grande imprensa? Agora como ir contra se é uma das mais interessada? LEO SANTOS, Cuiabá/MT
[email protected] *** E tem gente que acredita que vai ter Copa aqui em Cuiabá. LUCAS SANTOS, estudante, Cuiabá/MT Mendes exonera 10 envolvidos em fraude Isso é pouco. Queremos os nomes e cadeia para eles. AGNALDO FARIAS, Cuiabá/MT
[email protected] Aprosoja avalia condições dos portos do Sul e Sudeste Enquanto a Aprosoja realiza trabalho de grande envergadura, tratando dos assuntos que envolvem os agricultores, e conseguindo grande estimulo para a atividade no nosso Estado, os representantes da pecuária assistem pacificamente ao fechamento de plantas frigoríficas e à manipulação dos preços do gado de abate. Poderiam divulgar, como no caso da soja e milho, os preços de comercialização no mercado internacional. Continua o criador trabalhando do para sustentar grupos econômicos que merecem ser analisados, pois no capitalismo se dormir, a onça come. ACIR CARLOS OCHOVE, Cuiabá/MT
[email protected] 25 trabalhadores abandonam obra Mais uma armação... para justificar adendos aos contratos... sempre com novos aumentos. Circo Brasil!!! JOSE LUIZ MARAN, representante comercial, Cuiabá/MT
[email protected] Dilma garante em discurso que inflação fica dentro da meta Espero que Dilma não utilize os mesmos recursos usados por Cristina Kirchner para manter a inflação dentro da meta: maquiagem dos números. Inflação se combate com medidas sérias e, na maioria das vezes, impopulares. Populismo e falatório são placebos que por vezes até resolvem no curto prazo. LUIZ AUGUSTO VICTORINO ALVES CORRÊA, administrador, Cuiabá/MT
[email protected] *** Será que nossa presidente ainda não percebeu que o povo já está cheio dessas mentiras? É inaceitável que uma pessoa de bom-senso e a responsabilidade que tem vá a público dizer tanta bobagem e achar que nós aceitamos esse governo corrupto e sem-vergonha que ela e seu antecessor criaram. E a vergonha maior é a nação ter que engolir isso e não poder fazer muita coisa além de protestar. LUIS FERNANDO COSTEIRA DA SILVA, Porto Alegre/RS
[email protected] Futuras demarcações preocupam governo Esse governador só pode estar de brincadeira. Mato Grosso está perdendo suas florestas, o cerrado está sendo devastado e se um determinado local não é reserva indígena ou parque simplesmente é destruído. A ICMBio fez bem em paralisar as obras. Qual a dificuldade de entender que se trata de uma estrada-parque? É uma área de proteção integral da fauna e flora local. Eu fico indignado com esses lixos que escolhemos para nos representar, só pensam em lucro. Até os nossos rios esses porcos estão destruindo. PEDRO BONNA, estudante, Cuiabá/MT
[email protected] Projeto sobre reeleição sai de discussão Os diretores de escola estão tratando os professores como lixo hoje sem se reeleger consecutivamente. Imagine se voltar a ser como era antes: estamos perdidos, além de sermos malpagos. Esse vereador não deve mais ocupar aquela cadeira, caiu na minha concepção. Nunca mais voto nele, e ainda vou fazer campanha contra. WANIA LONDON, professora, Cuiabá/MT
[email protected] Edital do concurso gera polêmica A elaboração desse edital foi muito mal-executada. Desde já começa pelo prazo estabelecido para a inscrição que está muito em cima e o preço cobrado tanto para o ensino médio quanto para o superior está muito caro. E afinal que empresa é essa??? Muitos não sabem da origem da instituição que vai elaborar essa prova. A população está de olho, pois falta transparência em relação a quem irá elaborar a prova. Realmente, tem que haver a ratificação ou anulação do edital, pois não é justo termos a formação, seja em técnico ou superior, e o edital não cobrar a adequação devida para determinadas áreas. Muitos dos cargos para o ensino médio realmente têm que ter o técnico, a não ser que depois os servidores terão treinamentos técnicos na área onde irão atuar...Falta mais esclarecimento esse edital... SIMÁRIA ALCÂNTARA, atendente, Cuiabá/MT
[email protected]