NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Segunda-feira, 18 de Novembro de 2013, 20h:48

BOA DISSONANTE

“Alguém acredita que a Secopa irá abrigar essas famílias?! O nível de incompetência é tão grande, que desde o começo da construção do viaduto do Despraiado sabia-se que a encosta do morro do bairro Santa Helena deveria ter algum tipo de contenção. Não tomaram providências durante todo o ano de 2013, e agora no período chuvoso dizem que as mesmas serão tomadas! Quem viver, verá!” HERMISON LEVI, servidor público, Cuiabá/MT [email protected] TJ derruba recuperação do Modelo “O Modelo tem ‘know how’ e força para superar esta crise, possui clientes fiéis para isto”. FERNANDO BELLEZIA, empresário, Cuiabá/MT [email protected] *** “No pau da viola, na prática, o Modelo fica com 15 dias no mínimo de dinheiro em caixa e pode se estender até 90 dias, sem recursos, aí dá fôlego, não paga ninguém e tem dinheiro em caixa para repor estoques e sair da crise, quando for julgado passado os 90 dias são 90 dias que não se paga ninguém. Ganha o Modelo”. LUIZ ARRUDA, Cuiabá/MT [email protected] Polícia prende jornalista “Ai, ai, ai, ai, ai, a corrupção não tem mais limite, está em todas as esferas. Este País não suportará tamanha inversão de valores morais. Pô! até tu, Edina, que se passava de paladina da justiça, ou era palaedina da justiça?” PEDRO SHINORARA, analista de sistema, Cuiabá/MT [email protected] Obras da Copa “Parece uma piada essa de que o aeroporto de Curitiba deixa a desejar. Nem é preciso conhecer o aeroporto Afonso Pena, basta consultar a imprensa e verificar que está entre os quatro melhores entre as subsedes a Copa 2014. Se aquele deixa a desejar, o que dizer do aeroporto Mal Rondon? Deve ser uma gozação disfarçada”. JOSE RIBEIRO DA SILVA, consultor, Cuiabá/MT [email protected] PM ‘envelhece’ 115 anos em um “Quem fez esse mencionado 'estudo histórico militar' deve ter feito mestrado na Bolívia, aos sábados e domingos, uma vez por mês, em dois anos, e aprendeu muito sobre a história dos 'home'. A única dúvida que me resta é a seguinte: Cuiabá, no período colonial, era parte das Minas Gerais, mas como foram os bandeirantes paulistas seus fundadores, o Arraial da Forquilha pertencia à província de São Paulo, cuja polícia está oficialmente com 182 anos, sendo sua fundação em 1831. Se a polícia de Mato Grosso tem os alegados 293 anos, como que um filho é mais velho que o pai? O salto quântico no tempo é antes de tudo uma proeza digna de prêmio Nobel. Afinal, viagem no tempo, pela física teórica, é mais que possível, mas fazer o salto temporal na realidade da práxis é apenas possível quando a 'estória' dos homens é confirmada por estudos 'estóricos' com bases sabe lá em que luzes da ciência. Isso é Gramscismo policial-militar-histórico, e dos bons”. MARCELO BARRETO VIEIRA, professor de História, Cuiabá/MT Tutorial de ilusões “Os que não podem fugir do Brasil, devido a não possuir laços genéticos com europeus, são os descendentes de africanos, os índios e seus descendentes. A história das tribos indígenas, pré-colombianas, coloniais, e atuais, além dos quilombos, mostra que solidariedade e cooperação mútua foram características que os diferenciavam das cidades coloniais, com todas as injustiças da vida de ganância pelo ouro e demais meios de enriquecer dos 'crioulos'. O jeitinho brasileiro e a lei de Gerson não são expressões culturais genuínas dos descendentes africanos e dos índios, mas sim exacerbações depreciativas das políticas socioculturais dos 'crioulos', seja os que vieram fazer Brasil ou daqueles que não se contentaram com a perda dos títulos nobiliárquicos europeus e aqui não pensam duas vezes em se fazer 'autoridade' no meio da massa ignara de pai e mãe. Apesar de toda a esmagadora propaganda negativa sobre as etnias indígena e negra e suas contribuições para o país, essas etnias sobrevivem e gradativamente tem suas autoestimas elevadas com o conhecimento de sua história, resistência e luta. Os negros, nem tampouco os índios, devido a não fugirem do país, não podem 'beber da civilização' europeia. Primeiro porque não possuem outro lugar em que suas identidades possam realmente adaptar-se, segundo porque não são os verdadeiros responsáveis pelas políticas públicas desse país, que desde o Brasil colônia é comandado por europeus, seja português, seja espanhol, ou, como sabemos por conhecimento histórico, pelas mãos nada invisíveis dos holandeses, ingleses, franceses e interessados de plantão na riqueza brasileira; e em sequência são seus descendentes que comandam o país, e também são títeres dos 'civilizadores' europeus. Inclusive, a atual dona do chicote republicano é descendente direta da 'civilização' europeia, e suas ações são realmente uma simbiose de sua 'cultura' europeia e comunista. As ilusões existem e persistem: a da violência diária é uma delas, porque os homicídios praticados aqui são inadmissíveis, no ponto de vista dos direitos humanos e da existência humana. Todavia, na Europa civilizadora, contando as guerras modernas: as duas guerras mundiais e as guerras das Balcãs, suas mortes ultrapassam e muito as mortes tupiniquins. A diferença entre a 'civilização' europeia e a 'brasilis' é que a morte aqui é diária e lá é de trinta em trinta anos, tempo que se separam as guerras 'civilizadoras' europeias. O humano quando degenerado e sem freios nas suas ganâncias age como o animal que é, pouco se importando com a vida em comunidade. É a ganância a mola propulsora para todas as injustiças sociais. Seja aqui em terra de Pindorama ou na velha Europa. Quem aprendeu apenas somar e multiplicar jamais irá aceitar perder ou dividir com o próximo. Essa é a ilusão máxima humana: os animais irracionais são mais solidários e cooperativos que a raça humana, na maioria das circunstâncias”. FLÁVIO BENEDITO DE SOUZA, funcionário público, Cuiabá/MT [email protected] A Família na Prevenção Contra as Drogas “Uma verdadeira aula sobre drogas e o papel da família no seu combate. Algo de valor nos jornais da nossa cidade. Parabéns!!!” EDER CASTRO LUNA, Cuiabá/MT

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL