NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

ARTIGO
Terça-feira, 23 de Outubro de 2012, 21h:56

ALECY ALVES

Ateísmo x caráter

Para quem nasceu e cresceu dentro de uma religião, ouvindo que Deus é o sentido da vida, que tudo que acontece são desígnios divinos, portanto nossa existência e morte são guiados por algo ou alguém superior, seria uma heresia defender o ateísmo. Entendo que a negação ou falta de crença, rechaçada pela grande maioria da população, não é ruim como desenham ou fazem parecer aqueles que vivem em Deus ou por Deus. Não devemos julgar o comportamento pela crença, mas pelo caráter e atitudes da pessoa. Pior que não acreditar em Deus é viver em contradição, ou seja, não praticar aquilo que prega como crença. O Deus onipresente e bondoso, que supostamente perdoa quem comete crimes e se arrepende, voltando aos trilhos do Criador, passando a viver conforme as leis da escritura sagrada, deve ser o mesmo que acompanha as atitudes daquele que não acredita nele. Conheço ateus, praticantes equilibrados da fé em Deus, fanáticos em determinadas crenças e aqueles que ficam em cima do muro, não sabem se acreditam ou não. Diante de tamanha diversidade eu diria que na vida o mais importante na vida não é se agimos ou não pela fé em Deus. Nossas atitudes não podem ser guiadas pelo egoísmo e busca da riqueza e poder a qualquer custo. O que dizer daqueles que travam guerras sangrentas em nome de Deus? Ou de quem integra quadrilha e chega a fazer oração antes de roubar o dinheiro público da saúde, educação e até a merenda das crianças? O ateísmo é um movimento em expansão no Brasil. De acordo com dados do IBGE, na década de 90, cerca de 4% da população não acreditava em Deus ou outras formas de fé. Na década seguinte, o índice saltou para 5,5%. A última pesquisa, realizada ano passado, mostrou que os ateus brasileiros já representam quase 7%, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas. No meu caso, talvez os ensinamentos recebidos na infância tenham sido decisivos na preservação da fé em Deus. Talvez porque acredito que seja mais fácil enfrentar as dificuldades cotidianas quando pensamos que existe alguém superior para julgar e decidir sobre nossas vidas. Quando o que nos causa sofrimento está relacionado a doença ou perda de um ente, ter uma figura superior, um Deus para nos apegar pode ser fundamental para amenizar a dor. ALECY ALVES é repórter

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL