NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Quinta-feira, 29 de Maio de 2008, 20h:44

RODÍZIO

Primeira mulher negra assume cadeira

Ex-vereadora assume vaga de Chico Galindo e encorpa representatividade feminina e da bancada parlamentar de Rondonópolis na Assembléia de MT

JULIANA SCARDUA
Da Reportagem
A ex-vereadora por Rondonópolis Vilma Moreira dos Santos (PSB) tomou posse na manhã de ontem no cargo de deputada estadual. Ela é a primeira mulher negra a assumir uma cadeira na Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O ingresso reforça a bancada de Rondonópolis na Casa, agora com 5 dos 24 parlamentares em exercício. Vilma substitui a partir de agora o deputado eleito Chico Galindo (PTB), que retirou licença de 121 dias para tratar de assuntos particulares e políticos. Galindo é um dos coordenadores da campanha pela reeleição do prefeito Wilson Santos (PSDB) em Cuiabá. Professora da rede pública municipal, Vilma é considerada um dos maiores expoentes políticos do movimento comunitário de Rondonópolis. A nova deputada é a primeira suplente na coligação Unidade Ética por Mato Grosso, formada nas eleições de 2006 por siglas pequenas no Estado e os chamados ‘nanicos’ – além do PTB e PSB, integraram o agrupamento o PV, PAN, PMN, PRTB, PTN e PTC. Favorecida pelas regras do quociente eleitoral, a coligação elegeu Galindo com 11,329 mil votos, o menor desempenho em votos entre os 24 deputados eleitos no último pleito. Na primeira suplência, Vilma registrou 5,239 mil votos. A transmissão de cargo se deu diante de um plenário repleto de membros do movimento comunitário de Rondonópolis, membros do PSB local e personalidades políticas, entre eles o prefeito Adilton Sachetti (PR) e o deputado federal Valtenir Pereira (PSB). Vilma adentrou o plenário da Assembléia conduzida por três deputados de Rondonópolis: Percival Muniz (PPS), Zé Carlos do Pátio (PMDB) e Sebastião Rezende (PR). Os três saudaram a nova colega em discursos na tribuna da Casa. A bancada rondonopolitana no Parlamento é formada ainda pelo veterano no Legislativo Gilmar Fabris (DEM). Com a somatória de cinco parlamentares pelos próximos quatro meses, o pólo perde apenas para Cuiabá, com seis eleitos. Sob o prisma da representatividade feminina, Vilma agora encorpa a ínfima participação da mulher na atual legislatura, resumida à figura de Chica Nunes (PSDB), a única eleita em 2006. Para assumir a estada provisória na Assembléia, Vilma teve de renunciar ao mandato de vereadora, o segundo no currículo político. No discurso de posse, ela chegou a admitir que após as eleições pairava a dúvida se o acordo firmado entre os então candidatos seria cumprido, com a cessão provisória da cadeira de parlamentar pelo titular Chico Galindo aos suplentes. Antes de Vilma, no ano passado, Galindo se licenciou das funções, contemplando o suplente Júnior Chaveiro, pré-candidato à prefeitura de Barra do Bugres. Vilma antecipou na tribuna que a atividade parlamentar nos quatro meses de mandato será pautada por projetos e ações voltados especialmente às áreas de educação, saúde e segurança pública.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL