Primeira Página
Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 21h:27
A
A
ALTA FLORESTA
Prefeita participa de Marcha com lista de reivindicações
SONIA FIORI
Da Reportagem
A prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso (PDT), participa da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada de 14 a 16 desse mês. Na ocasião, a gestora também acompanha reunião marcada para o dia 14, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No encontro, chefes de Executivos municipais de pelo menos 43 cidades contempladas com o Mutirão Arco Verde solicitam definição do governo Federal sobre os procedimentos a serem seguidos para liberação de recursos previstos no mutirão, como o Terra Legal. Alta Floresta está incluindo neste programa. Na Marcha a Brasília, os prefeitos também tentarão assegurar a implementação de melhorias para as administrações municipais, como a aprovação de vários projetos que tramitam no Congresso Nacional. De acordo com a prefeita Maria Izaura, a inclusão de Alta Floresta no rol de cidades beneficiadas irá promover mudanças consideráveis para o município. No entanto, ela também destaca que a proposta do governo federal precisa ser melhor discutida, já que existem muitas questões a serem definidas caso de licenças ambientais. Vamos buscar a efetivação dos programas através da definição de pontos que precisam ser avaliados como as licenças ambientais, porque pequenos produtores ainda têm dificuldades em relação a isso, explicou. Também participam da reunião com os prefeitos os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Seguindo uma extensa agenda de visitas a secretarias estaduais, no decorrer dessa semana, em Cuiabá, a prefeita de Alta Floresta também tenta assegurar a liberação de convênios para o município. Na tarde de ontem a gestora se reuniu com representantes da secretaria estadual de Infraestrutura (Sinfra) com o objetivo de dar andamento a dois convênios: um que trata da liberação de recursos para construção de quadras cobertas para duas escolas, além da cobertura da arquibancada do estádio esportivo e outra que se refere à pavimentação urbana. Izaura reconheceu o esforço do governador Blairo Maggi (PR) para levar obras para os 141 municípios. Entretanto, lembrou que Alta Floresta ainda amarga a falta de amplos investimentos. Para garantir melhorias para a cidade, a prefeita também faz gestão junto à administração estadual para inclusão do município na lista dos beneficiados dos novos equipamentos que serão adquiridos pela administração estadual até o final desse ano.