Primeira Página
Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2009, 23h:46
A
A
NOVO SECRETÁRIO
Em ato de posse, Wilson critica governo
O prefeito da Capital, Wilson Santos (PSDB) acusou o governo do Estado de praticar ambulancioterapia em relação ao interior
JEAN CAMPOS
Especial para o Diário
O prefeito Wilson Santos (PSDB) chamou, ontem, de ambulancioterapia o sistema de saúde adotado na gestão do governador Blairo Maggi (PR) em Mato Grosso. Não temos saúde no interior. O que se faz é colocar os pacientes em ambulâncias e trazê-los para a Capital. Esse é o modelo de saúde do Estado, disparou o prefeito, durante a solenidade de posse do novo secretário municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro. Candidato a governador, em 2010, Wilson Santos não economiza as críticas ao sistema de saúde do governo do Estado. Após sofrer pressão dos médicos da Capital, em 77 dias de greve do setor, Wilson se diz aliviado com o desdobramento da CPI da Saúde na Assembléia Legislativa. Inicialmente, a CPI investigaria apenas os repasses do governo para a prefeitura de Cuiabá, mas acabou ampliando a investigação a todo Estado. Wilson acredita que esta será a oportunidade de expor que o município é prejudicado pelas falhas do sistema no interior. O que está faltando é um programa de saúde. O setor também deve ser visto como uma prioridade, avaliou Wilson. Ele adiantou que a reforma do Pronto Socorro Municipal não irá solucionar problemas como o elevado número de pacientes. Não adianta colocar um caminhão de areia dentro de um carrinho de mão, comparou Wilson. Segundo o prefeito, o crescimento demográfico de Mato Grosso não foi acompanhado pelas políticas públicas de saúde. Ele ainda argumentou que o Pronto Socorro foi projetado no final da década de 70, quando Cuiabá tinha aproximadamente 200 mil habitantes. Atualmente, a Capital possui mais de 600 mil habitantes. Para solucionar o problema de superlotação do Pronto Socorro, o tucano já possui discurso com medidas a serem tomadas. Wilson afirmou que, independente de ser candidato ao governo, irá militar pela construção de um hospital regional na Baixada Cuiabana. A conclusão das obras do hospital central, no Centro Político Administrativo, e o funcionamento das unidades de saúde privada adquiridas na gestão do governador Blairo Maggi também serão cobrados, segundo Wilson Santos. Os argumentos devem se repetir nos palanques da aliança DEM/PSDB. Ataques pontuais à gestão do prefeito de Cuiabá e ao governador Blairo Maggi se intensificaram na semana passada. De um lado, o senador Jayme Campos afastou possibilidades de reaproximação com a aliança do governador. De outro lado, Silval Barbosa (PMDB), mudou drasticamente de postura e disparou críticas diretas ao prefeito Wilson Santos e sua administração. Onde já se viu não conseguir tocas obras mesmo com verbas? Não há dúvidas de que o problema está na gestão, disse Silval, cobrando a conclusão das obras da Avenida das Torres, ETA Tijucal e do rodoanel Contorno Norte-Sul. Embora tenha disparado críticas ao governo de Blairo Maggi, Wilson Santos preferiu ser comedido ao responder às críticas do adversário político, Silval Barbosa. Silval é meu amigo, finalizou.