Governador Silval Barbosa (PMDB) promete quitar ainda este mês a dívida de R$ 21 milhões que o Estado possui com os municípios, referente a repasses destinados a programas básicos de saúde. A garantia foi apresentada ao presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Meraldo Figueiredo Sá, durante reunião na tarde desta quinta-feira (5). Estou cumprindo o cronograma de pagamentos que o governo havia firmado com os municípios. Só no último mês repassamos R$ 10 milhões. Vice-presidente da AMM, Filemon Gomes Costa Limoeiro, disse que a associação recebeu a notícia com alegria. O governo está cumprindo o que prometeu. Isso nos deixa tranquilos, pois vai melhorar a situação da saúde dos municípios. A reivindicação pelos recursos destinados a programas da atenção básica, como Saúde da Família e Farmácia Popular, vem sendo feita desde o início do ano. A AMM, inclusive, ameaçou recorrer à Justiça para bloquear as contas do governo com o objetivo de resolver o problema. Deputados estaduais também foram procurados para intermediarem o diálogo com o governo. Diante da promessa do Executivo, Meraldo Sá mudou o tom de seu discurso, até então inflamado, e agradeceu ao governo por estar amparando os municípios. Ressaltou ainda os benefícios gerados com a execução do programa Mato Grosso Integrado, que prevê a interligação dos 141 municípios do Estado com pavimentação asfáltica.