NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sábado, 28 de Junho de 2008, 15h:59

MULTIPLICIDADE

Candidatos têm perfis diferenciados

Os cinco nomes colocados na disputa a prefeito de Cuiabá apresentam características distintas até na formação acadêmica

JULIANA SCARDUA
Da Reportagem
As eleições 2008 na Capital serão marcadas pela multiplicidade dos perfis dos candidatos que disputarão o voto do eleitor cuiabano. Considerando as cinco candidaturas postas a prefeito, as diferenças se tornam claras tanto nos perfis políticos como na trajetória pessoal e de carreira. A análise individual revela até mesmo curiosidades, que vão desde a profissão de jogador de futebol e prêmios de destaque nacional. No grupo de postulantes, os três principais candidatos têm algumas características em comum – o prefeito Wilson Santos (PSDB), o ex-deputado Walter Rabello (PP) e o empresário Mauro Mendes (PR) não nasceram em Cuiabá, são oriundos de outros Estados, mas construíram as carreiras pessoais na Capital mato-grossense. Todos afirmam ter nascido em famílias pobres. Os três também exibem mais tempo na carteira de identidade. Eles já chegaram ou ultrapassaram os 40 anos, diferente do deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e do procurador federal Mauro Lara de Barros, o Procurador Mauro (PSOL), ambos na ‘casa’ dos 30 anos. No trio central, pode-se dizer que as semelhanças param por aí. Quando o quesito é o campo profissional e escolar, cada um ostenta uma trajetória bastante diferente. Na linha de ‘executivo de sucesso’, Mauro Mendes é engenheiro elétrico por formação e dono da empresa Bimetal, considerada líder no segmento no mercado nacional. Reconhecido no mundo empresarial nacional, Mendes foi premiado como “Empresário do ano” pelo jornal Gazeta Mercantil, nos anos de 2002, 2004 e 2005. No currículo, ele tem vários cursos no exterior. Em Mato Grosso, foi um dos responsáveis pela elaboração do Programa de Desenvolvimento Econômico Industrial e Comercial do Estado (Prodeic), que centra a concessão dos incentivos fiscais a empresas que se instalam no Estado. Um dos principais líderes do setor industrial no Estado, Mauro é ainda o último presidente eleito da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), mas se afastou da entidade para disputar as eleições. Enquanto Mendes se destaca na gestão empresarial, o prefeito Wilson Santos carrega a maior bagagem na gestão pública. Este é o sexto cargo eletivo que ele estampa no currículo político. Wilson já foi vereador pela Capital, deputado estadual e federal por dois mandatos cada e chegou à prefeitura com o pleito de 2004. Professor por profissão, ele é filiado a partidos políticos desde 1982 e já passou, além do PSDB, pelo PMDB (por duas vezes) e PDT. Na bagagem de conhecimento, ele comumente ostenta a pós-graduação em Gestão de Cidades. Em 2008, ele recebeu o título de destaque temático nacional “Acesso ao Crédito”, no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL