NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 23 de Março de 2007, 20h:37

VALE DO TELES PIRES

15 municípios criam nova Associação

MARCIA RAQUEL
Da Reportagem
Quinze prefeitos da região norte fundaram na quinta-feira a Associação dos Municípios do Vale do Teles Pires. Presidida pelo prefeito de Sorriso, Dilceu Rossato (PR), a nova Associação vai trabalhar pelos interesses da região. Os municípios que integram a nova associação vão se desligar da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). De acordo com o prefeito de Lucas do Rio Verde e vice-presidente da Associação recém-criada, Marino Franz (PPS), o objetivo não é confrontar com a AMM, mas descentralizar as ações regionais e, assim, diminuir os custos para os municípios. “Nós queremos fortalecer a AMM de uma forma mais moderna. Na verdade, achamos que a AMM deve se transformar em federação”, disse, ao acrescentar que em vários estados do Brasil as associações já são de forma descentralizada. Conforme Franz, os municípios que pertencem à nova Associação vão se desligar da AMM, para depois se filiar já na condição de Associação. “Não se trata de descontentamento, defendemos um modelo mais enxuto”, ressaltou. O presidente também acrescentou que com a criação do MT Regional pelo governador Blairo Maggi (PR) a tendência é fortalecer as regiões. O prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), afirmou que foi convidado a participar das reuniões para a criação da Associação, mas não participou porque teve outros compromissos e, por isso, não faz parte da Associação. Além de Sorriso e Lucas do Rio Verde, também participam do grupo os municípios de Vera, Cláudia, Santa Carmem e Nova Ubiratã, entre outros.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL