NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 07 de Junho de 2026

POLÍCIA
Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025, 16h:03

BANDIDAGEM NO INSTAGRAM

Influencer promovia CV e extorquia comerciantes em MT, diz Polícia

As investigações apontam que, além de vender drogas nas redes sociais, Jefferson Ryan aliciava jovens para entrar no esquema

Da Redação
Reprodução
Segundo a Polícia, Jefferson (destaque) é acusado de usar um segundo perfil no Instagram para divulgar serviços de proteção a empresas

Conhecido como “Trem Bala”, o influenciador digital Jefferson Ryan foi preso nesta sexta-feira (28), durante a Operação Unfollow, deflagrada pela Polícia Civil.

Segundo a Polícia de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), ele é acusado de utilizar o perfil na rede social Instagram para cometer e promover a prática de diversos crimes.

Leia também:

Preso influenciador que promovia facção nas redes sociais

As investigações apontam que, além de promover a venda de drogas nas redes sociais, ele aliciava jovens para entrar no esquema.

Jefferson utilizava os perfis de rede social para ameaçar os comerciantes, forçando empresários a realizar pagamentos periódicos aos criminosos, sob pena de terem seus comércios destruídos ou, até mesmo, serem executados.

Segundo a Polícia, Jefferson é acusado de usar um segundo perfil no Instagram para divulgar serviços de proteção a empresas. Ou seja, extorsão

"Trem Bala" foi alvo de ordens judiciais nesta sexta-feira (28), após investigações da Polícia Civil apontarem a divulgação de crimes por meio das redes. 

Em seu perfil principal na plataforma Instagram, ele acumula quase 12 mil seguidores, para os quais ele compartilhadas publicações frequentes de publicidade e vídeos de humor. 

Já um perfil paralelo atribuído a ele, denominado Jr_trembala2, tem mais de 1.200 seguidores.

Conforme a Polícia, ele utiliza a rede para divulgar o crime organizado e serviços de proteção a pequenos comerciantes de Sorriso contra a prática de furtos, brigas e invasões. 

“Você empresário ou dono(a) de empresas pequenas ou grandes que tenha interesse de cadastrar com nois seu espaço para nois tá cuidando e assim evitar roubos, brigas, transtornos deselegantes nois vai tá dando o total apoio e atenção, Caso tenha interesse vem na minha direção”, diz uma das publicações do perfil. 

De acordo com o delegado de Polícia Civil de Sorriso, Bruno França, Jefferson era membro da facção criminosa Comando Vermelho e utilizava o perfil para traficar drogas, extorquir comerciantes locais e promover a organização criminosa.

ORGULHO - "As publicações demonstram que Jefferson Ryan, aparentemente, tem orgulho de integrar a organização criminosa, fazendo fotos ao lado de outros membros do grupo, postando regras e informativos da facção e incentivando a guerra entre grupos rivais”, disse o delegado. 

Assinado como "Gestão do Centro", o perfil divulgava eventos promovidos pela facção e alertava os frequentadores sobre possíveis punições caso as regras do local fossem descumpridas. 

“Estamos aqui para passar a visão de que é proibido brigas, discussão tanto com os seguranças, tanto com quem frequenta os locais e estabelecimentos para curtir, nego tá achando que é brincadeira mais a hora que a cobrança chegar não reclamem”, diz uma das postagens. 

Apesar das divulgações, a Polícia ainda afirma que o influencer tampava o rosto durante a realização das publicações para evitar a identificação por parte de investigadores.

Com informações de Andrelina Braz, do Midianews


Edição edição 16957




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL