NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Quarta-feira, 08 de Agosto de 2012, 20h:49

MÚSICA

O samba de qualidade

Jorge Aragão faz show em Cuiabá. Ele integrou já o grupo Fundo de Quintal, mas deixou o conjunto para se dedicar à carreira solo

Ariane Laura
Da Redação
O cantor e compositor Jorge Aragão começou sua carreira pelo samba na década de 1970, em bailes e casas noturnas. Como compositor, despontou em 1977, quando Elza Soares gravou sua composição “Malandro” (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas. Por esse motivo abandonou o conjunto algum tempo depois para se dedicar à carreira solo. Dono de inúmeras composições, quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório. Entre seus sucessos estão “Coisinha do Pai” (com Almir Guineto e Luiz Carlos), consagrado na gravação de Beth Carvalho, que valeu uma gravação inédita em 1997 para acordar “Mars Pathfinder”, um robô da Nasa em Marte; “Coisa de Pele”, “Vou Festejar”, “Alvará”, “Terceira Pessoa”, “Amigos… Amantes”, “Do Fundo do Nosso Quintal” e “Enredo do Meu Samba” entre outras. Outro grande sucesso é a música, “Eu e Você Sempre”, gravada originalmente pelo grupo Exaltasamba, em 2000, que tornou o grupo conhecido. O primeiro disco solo, “Jorge Aragão”, veio em 1982, pela Ariola. Conhecedor do carnaval carioca, foi comentarista dos desfiles de escolas de samba nas emissoras Globo, Manchete e nos últimos anos no projeto Carnaval do Povão pela CNT. Com quase 30 anos dedicados inteiramente à música e 12 discos na bagagem, Jorge Aragão continua em plena atividade e se apresentando em várias cidades do Brasil. E chegou a vez de Cuiabá receber esse mestre do samba. Na próxima sexta-feira (10), ele será a principal atração do evento Botequim do Samba, no Buffet Leila Malouf. A festa, marcada para começar às 22 h, também terá festival de comidas de boteco e ainda shows regionais com Lukas Gabriel tocando partido alto e Thalita Boaventura com samba de raiz. Os ingressos já estão a venda. O veterano do samba se mantém firme no mercado, apostando em uma série de CDs ao vivo (Ao vivo 1 e 2). O álbum ”Jorge Aragão Ao vivo Convida”, lançado pela Indie Records, em 2002, traz duetos antológicos do sambista com figuras consagradas como Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Leci Brandão, entre outros. Mais tarde, depois de um disco de estúdio chamado Da Noite pro Dia vem mais um DVD ao vivo gravado no Canecão (Rio de Janeiro) com o mesmo nome também tendo uma ótima vendagem. Atualmente o sambista está com o disco “E aí?”, com boa recepção do público. SERVIÇO: O QUE: Botequim do Samba 2012 com Jorge Aragão ONDE: Buffet Leila Malouf QUANDO: 10 de agosto, sexta-feira HORAS: 22h MAIS INFORMAÇÕES: 3322-2566 e 3628-2566

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL