ILUSTRADO
Quinta-feira, 01 de Março de 2007, 21h:03
A
A
CULTURA POPULAR
Festival em fase de planejamento
Grupos de siriri e cururu têm reunião agendada para discutir a sexta edição de evento
Grupos de siriri e de cururu se reúnem no próximo dia 17 de março, às 9 horas, no Museu do Rio, para planejar o Festival de Siriri e Cururu de 2007. A reunião contará com a participação do secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio, e membros dos grupos. "Vale destacar que o encontro é aberto para todos", disse Mario Olímpio. Uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto na capital mato-grossense. A iniciativa é ampla e contempla a promoção de Seminário sobre Siriri e Cururu, cujo objetivo é discutir as novas perspectivas do siriri, oficinas e cursos profissionalizantes. Em sua sexta edição, o Festival objetiva incentivar ainda mais o cururu. "São artes que caminham juntas", destacou o secretário, acrescentado que o evento consagrou-se como o maior e mais autêntico espetáculo da cultura popular mato-grossense. No ano passado, integrantes de 24 grupos de Siriri de sete cidades, -Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Santo Antonio do Leverger-, apresentaram seus movimentos, cantos e histórias. O Cururu também teve sua vez, representados por Grupos da Baixada Cuiabana e do Congo de Nossa Senhora do Livramento. A expectativa é reunir um público de mais de 30 mil pessoas. "É importante dizer que o Festival contribui para o processo de profissionalização dos grupos. É fundamental, uma espécie de vitrine. A partir dele, ganha-se visibilidade, surgem novos convites", comentou Valdemir Taques, ex-presidente da Associação dos Grupos de Siriri e Cururu-AGRUSC. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3025-7490 e 9998-8345.