NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 07 de Junho de 2026

ILUSTRADO
Segunda-feira, 01 de Junho de 2026, 10h:05

TELEVISÃO

Agatha Moreira fala sobre liberdade sexual em novela: 'Mulheres seguem sendo julgadas'

Em 'Quem Ama Cuida', ela interpreta Ingrid, uma designer de joias que 'pega, mas não se apega'; Atriz diz ser mais voltada para o romantismo, mas comemora que o tema seja explorado na TV

LEONARDO VOLPATO
Da Folhapress – São Paulo
Agatha Moreira, que interpreta Ingrid em 'Quem Ama Cuida

Agatha Moreira, 34, vive emoções novas na pele da designer de joias Ingrid em "Quem Ama Cuida" (Globo). Se na vida real, a atriz diz ser muito ligada ao romantismo, na dramaturgia interpreta alguém que transita com naturalidade pela liberdade sexual e que foge de compromissos.


"A Ingrid está nesse lugar do desapego afetivo, de querer curtir sem necessariamente pensar em construir alguma coisa. E isso é muito diferente de mim, que sou mais ligada às relações profundas, mais emocional mesmo", afirma ao F5. "Mas acho ótimo interpretar alguém que pensa diferente, porque amplia o olhar. Toda mulher já viveu fases diferentes da vida."

Mas nem tudo são diferenças. Agatha conta que se identifica com a independência de Ingrid, e comemora explorar isso na TV. "É importante que a gente continue falando sobre liberdade feminina, autonomia, igualdade", avalia. "Infelizmente ainda vivemos numa sociedade muito machista, onde as mulheres seguem sendo julgadas por escolhas que seriam completamente normalizadas se viessem de homens."


Isso é algo, inclusive, que já está estabelecido em sua vida desde antes da novela. "Tento me posicionar de maneira coerente com aquilo que acredito, sem levantar bandeiras vazias. Acho que o feminismo passa muito pelo direito de escolha e pelo respeito", analisa.


No folhetim de Walcyr Carrasco, a designer de joias e filha mais nova de Pilar (Isabel Teixeira) é uma mulher segura de si, moderna, espontânea e que vive de acordo com as próprias regras. De personalidade forte, se sente livre. "Eu gosto de personagens que não são totalmente previsíveis. As pessoas podem se identificar, mas se incomodar em alguns momentos —e isso é ótimo", afirma.


Em breve, com a passagem de tempo na trama e após a morte de Arthur (Antonio Fagundes), Ingrid passará por uma mudança de visual e de figurinos. Se até então ela usava roupas mais joviais, depois disso optará por looks mais atuais e polidos.


"A Ingrid usa a moda como uma extensão da personalidade dela. Ela é mais ousada do que eu, que sou mais básica no dia a dia e prefiro o conforto de peças mais atemporais", compara. "É divertido quando uma personagem pede transformação, porque isso ajuda demais na construção."
1 28 Veja quem é quem na novela 'Quem Ama Cuida'


SEGREDO DO RELACIONAMENTO

Apesar de manter uma relação de oito anos com Rodrigo Simas, o casal não oficializou a união no papel. Em recente entrevista para falar sobre "A Nobreza do Amor", da qual faz parte do elenco, o ator comentou que muita gente cobra que ambos subam ao altar, mas que eles têm preguiça de organizar tudo. E que já se consideram casados.
Para Agatha, o segredo para a união longeva está na parceria e no respeito mútuo. "A gente se admira muito, torce um pelo outro de verdade e entende as demandas da profissão", explica. "Acho bonito quando as pessoas nos enxergam como uma referência, mas tento não romantizar. Toda relação exige construção diária, escolha, paciência. Não existe fórmula pronta."
Além da cobraça pelo casamento, os fãs do casal também fazem reivindicações sobre filhos. Agatha diz que, apesar de pensarem no assunto, ela e Rodrigo ainda não definiram uma data para que isso aconteça.
"Essa cobrança realmente existe (risos). As pessoas criam expectativas", comenta. "Nós conversamos sobre tudo —e esse assunto também entra em pauta. Sabemos que filho é uma decisão muito importante e precisa vir de um lugar muito consciente. Hoje, estamos muito focados no trabalho. Se acontecer, vai ser no nosso tempo."


Edição edição 16957




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL