ESPORTES
Segunda-feira, 04 de Maio de 2009, 20h:16
A
A
FLAMENGO
Cuca se sente aliviado com título
Dezenas de entrevistas e a mesma frase, que soou como um desabafo num momento de alegria incontida. "Tirei um peso enorme das minhas costas". Isso resume o dia seguinte de Cuca, campeão carioca pelo Flamengo no domingo. Ele conseguiu apagar o rótulo que a torcida do Botafogo promoveu durante o Campeonato Carioca de 2009: "Vice é o Cuca". A alusão dos botafoguenses, para provocar os flamenguistas, era exatamente pelos dois campeonatos anteriores (2007 e 2008), nos quais o Botafogo comandado por Cuca foi vice-campeão do Rio de Janeiro, em disputas contra o Flamengo. "O sentimento é de alívio total", disse o treinador. "Não tenho vergonha de dizer isso". Ao mesmo tempo que deixou a marca de trivice para o Botafogo, Cuca preferiu não atacar seu ex-clube nem a torcida alvinegra. "Tenho muitos amigos lá". Na noite do título, Cuca demorou a dormir. Foram só duas horas de sono. A todo instante acordava com imagens vivas da decisão. O treinador rebateu quem criticou a substituição de Erick Flores por Obina, no intervalo do clássico. O Flamengo vencia por 2 a 0 e em menos de 20 minutos o Botafogo empatou. "Se mantivesse o Erick ou se optasse pela entrada do Zé Roberto, quem garante que os dois gols do Botafogo não sairiam? Antes, perdemos com o Emerson a chance de fazer o terceiro gol e decidir o jogo". Para Cuca, um outro fator pesou a favor do Flamengo no domingo: a torcida rubro-negra. "No Maracanã, em condições de igualdade técnica com o adversário, a torcida do Flamengo empurra o time e faz a diferença". FÁBIO LUCIANO - Em entrevista na tarde de ontem, na Gávea, o zagueiro Fábio Luciano, capitão da equipe no título do Campeonato Carioca, reafirmou que está deixando a vida de atleta - seu último jogo como profissional foi o da final contra o Botafogo. Ele havia anunciado um mês atrás que abandonaria o futebol assim que terminasse o Estadual. Mas, desde então, recebeu inúmeras manifestações de carinho da torcida e ouviu o apelo de colegas de time para que adiasse a decisão. "Quero dar mais atenção à família, saio por cima, muito feliz, com a sensação do dever cumprido", disse.