NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 03 de Junho de 2026

CIDADES
Segunda-feira, 30 de Março de 2026, 15h:10

EM 72 UNIDADES DE CUIABÁ

Vacina contra gripe está disponível em todos os postos

As doses já são ofertadas de forma contínua, garantindo acesso regular à população que mais precisa de proteção

Da Redação
Secom-Cuiabá
A imunização está disponível gratuitamente em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Capital

A vacina contra a influenza já integra o calendário de rotina do município e está permanentemente disponível para os grupos prioritários, nas 72 Unidades de Saúde da Família (USFs), seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

A informação foi dada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (30).

Leia também:

Dia D da vacinação em Cuiabá será realizado em 25 de abril

Diferentemente de campanhas sazonais, a imunização desses públicos não começou agora.

As doses já são ofertadas de forma contínua nas unidades de Saúde, garantindo acesso regular à população que mais precisa de proteção.

Neste momento, a vacinação segue direcionada aos grupos prioritários:

ROTINA: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; idosos com 60 anos ou mais.

GRUPOS ESPECIAIS: puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação); povos indígenas (aldeados ou não, a partir de 6 meses de idade); quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde (serviços públicos e privados); professores do ensino básico e superior (público e privado); profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbanos e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como doenças respiratórias crônicas, doenças cardíacas crônicas, doenças renais crônicas, doenças hepáticas crônicas, doenças neurológicas crônicas, diabetes, obesidade grave (IMC ≥ 40), pessoas com trissomias, transplantados e pessoas com imunossupressão.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que é essencial que todos os integrantes desses grupos procurem a unidade de Saúde mais próxima, para garantir a vacinação, contribuindo para a prevenção de casos graves.

A influenza é uma infecção viral aguda que atinge o sistema respiratório e apresenta alta transmissibilidade.

Conhecida como gripe, pode causar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e cansaço.

Em casos mais graves, especialmente entre os grupos de risco, pode evoluir para complicações e internações.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, reduzindo significativamente o risco de agravamentos e óbitos.

DIA D - A Prefeitura informou, de outro lado, que o Dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza será realizado no dia 25 de abril, em alinhamento com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

A ação integra a estratégia de ampliação da cobertura vacinal e deverá alcançar outros públicos, conforme orientação das autoridades de saúde.

No Dia D, todas as USFs funcionarão das 8h às 17h, sem interrupção para o almoço.

Pacientes que chegarem até as 16h30 terão a vacinação garantida.

A SMS reforçou que os grupos prioritários não precisam aguardar a data: a vacina já está disponível de forma contínua nas unidades de Saúde.


Edição EDIÇÃO 16955




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL