Alunos do curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE) participaram ontem de uma simulação de acidente aéreo no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. A atividade encerrou a capacitação, que teve duração de duas semanas. Organizado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraeestrutura Aeroportuária), no curso os participantes receberam treinamento especial em primeiros socorros e, em caso de emergência, o sistema de som do aeroporto começa a solicitar que os voluntários se apresentem para agir. O curso é para formar novos voluntários e reciclar quem já participou da formação, disse o sargento Barros, do Corpo de Bombeiros. A atividade é voltada para as pessoas que trabalham no aeroporto, como funcionários das empresas aéreas, dos hangares e os responsáveis pela faxina, mas conta também com a participação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), entre outros. Ontem, no encerramento do curso, foi feito o Exeac - Exercício de Emergência Aeronáutica Completo. Na simulação, um avião em pane tenta pousar no aeroporto, mas bate na pista e explode. Os bombeiros, então vão até o local de acidente para trabalhar no combate às chamas, dando início ao trabalho de resgate dos sobreviventes. Depois de resgatados, os 15 feridos no acidente começam a ser atendidos pelos participantes do treinamento. O ponto central do exercício é o método de triagem de vítimas, utilizado quando o número de feridos é maior do que a capacidade de atendimento no aeroporto, explica Barros. O tempo para levar as vítimas do aeroporto para o pronto-socorro mais próximo é cronometrado pelos organizadores. O curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência é realizado pelo menos uma vez por ano em todos os aeroportos do país. (CH)