NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

CIDADES
Terça-feira, 15 de Maio de 2007, 21h:01

BEBÊ ABANDONADO

Casais buscam Lar da Criança para adotar menino

ALECY ALVES
Da Reportagem
Diversos casais estiveram e telefonaram ao Juizado da Infância e Juventude se candidatando à adoção do recém-nascido abandonado num atalho de chão que liga a avenida Jurumirim, no bairro Bela Vista, ao bairro Bosque da Saúde. Encontrado há seis dias, na manhã de quinta-feira passada, o bebê, um menino, desde então está abrigado no Lar da Criança. Essa instituição é mantida pelo governo do Estado e se destinada ao atendimento de órfãos, abandonados, vítimas de violência doméstica e de maus-tratos com idade até 12 anos. O promotor da Infância e Juventude, Manoel Resende, despachou no processo defendo a adoção imediata da criança. Entretanto, a juíza da Vara da Infância, Cleuci Terezinha Chagas, decidiu pela investigação do caso. Ontem à tarde, Cleuci Terezinha disse à reportagem do Diário que determinou a instauração de inquérito pela Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Deddica) na tentativa de identificar a mãe ou parentes do bebê. A juíza acrescentou que se num prazo de 30 dias nenhuma pessoa reclamar ou a delegacia não encontrar a mãe ou algum parente próximo, o bebê será indicado para a lista de adoção. A partir daí, os casais cadastrados e habilitados à adoção poderão tentar ficar com o bebê. A juíza alertou que qualquer pessoa que se disser parente do bebê terá de fazer exame de DNA. Justificando a decisão de investigar o caso, mesmo acreditando que o bebê tenha sido abandonado pela própria mãe, Cleuci Terezinha Chagas lembrou que numa situação de estresse pós-parto a mulher pode entrar em depressão e cometer atos de desatino do qual pode se arrepender. “Não podemos desconsiderar essa possibilidade, a ciência explica que no estado puerperal (pós-parto) a mãe pode abandonar o filho”, completou ela. Além disso, Cleuci Terezinha não quer correr o risco de autorizar a adoção e depois ter de desfazê-la porque a mãe reclamou seus direitos sobre o filho. ABANDONADO NO PSMC – Mês passado, a juíza Cleuci Terezinha autorizou a adoção definitiva do recém-nascido abandonado na porta do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), no dia 10 de dezembro passado. Sob o pretexto de pedir informações num setor do hospital, uma mulher, supostamente a mãe, pediu a outra mulher, que também esperava por atendimento no hospital, para cuidar do filho dela por alguns instantes e desapareceu. Entregue no posto policial do hospital, o bebê, um menino, foi levado ao Juizado da Infância. Depois de passar vários meses no Lar da Criança, o menino agora vive com os pais adotivos, cujos nomes são mantidos em sigilo. Foto: Geraldo Tavares

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL