NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

BRASIL
Segunda-feira, 21 de Março de 2011, 19h:59

MULHER

Governo lança programa de prevenção contra o câncer

A presidente Dilma Roussef anunciou ontem que o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo de Útero será lançado hoje em Manaus (AM). "Sei, por experiência própria, que o câncer tem maior chance de cura quando é tratado no início", afirmou. Em seu programa semanal "Café com a Presidenta", ela destacou que o governo federal vai garantir exames preventivos de câncer de colo de útero a todas as mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Serão implantados 20 novos centros especializados em diagnóstico e tratamento da fase inicial da doença nas regiões Norte e Nordeste. Hospitais de todo o país deverão ampliar o atendimento para tratamento de câncer por meio de serviços de radioterapia e de quimioterapia, entre outros. Serão instalados ainda 50 centros para confirmação de diagnóstico, com a possibilidade de realização de biópsias. Segundo Dilma, os Estados onde há menor oferta do serviço serão os primeiros beneficiados. De acordo com a presidente, laboratórios de todo o país serão incentivados a trabalhar conforme padrões internacionais de qualidade no combate à doença. "Um exame benfeito já é meio caminho andado", disse. Para o diagnóstico do câncer de mama, o Brasil conta atualmente com 4.000 mamógrafos - metade deles na rede pública de saúde. Dilma avaliou que o número é "mais que suficiente" para garantir que mulheres com idade entre 40 e 69 anos façam o exame no prazo correto, mas admitiu que muitos aparelhos estão parados, com baixa produção e até mesmo encaixotados. "Minha primeira orientação foi para que o Ministério da Saúde fizesse uma vistoria em todos os equipamentos de mamografia", disse. De acordo com a presidente, uma força-tarefa nos Estados e municípios deverá assegurar que todos os mamógrafos estejam em funcionamento.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL