NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

BRASIL
Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2010, 09h:40

DIREITOS HUMANOS

Bispos lançam documento contra propostas polêmicas

JOÃO DOMINGOS
Da Agência Estado – Brasília
Sessenta e sete bispos católicos assinaram documento condenando o 3º Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH3) lançado no final do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por causa da proposta de retirada do crucifixo dos locais públicos e da liberação do aborto. Com a nota, os bispos reiteraram as críticas feitas anteriormente ao PNDH3 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mostraram também que a polêmica em torno do decreto que lançou o Programa de Direitos Humanos não acabou quando o presidente Lula reuniu os militares e os defensores da revisão da Lei da Anistia e ordenou que chegassem a um acordo, visto que trocavam insultos por causa da possibilidade de a criação da Comissão da Verdade - prevista no PNDH3 - levar militares que participaram de torturas ao banco dos réus. Reunidos no final de semana no Rio de Janeiro, os bispos afirmaram que, como é tradição da Igreja Católica, decidiram se manifestar num momento significativo, como têm feito ao longo da História do Brasil, sempre em defesa da democracia, dos "legítimos direitos humanos" e do bem comum da sociedade. No documento, eles disseram que se viam na obrigação de exigir a rejeição de terminados pontos do PNDH3, lançado pelo presidente Lula no dia 21 de dezembro. "Não podemos aceitar que o legítimo direito humano, já reconhecido na Declaração de 1948, de liberdade religiosa em todos os níveis, inclusive o público, possa ser cerceado pela imposição ideológica que pretende reduzir a manifestação religiosa a um âmbito exclusivamente privado. Os símbolos religiosos expressam a alma do povo brasileiro e são manifestação das raízes históricas cristãs que ninguém tem o direito de cancelar", afirmaram os bispos sobre a sugestão de que sejam retirados os crucifixos dos locais públicos. Os mesmos bispos afirmaram fazer deles as palavras do cardeal Dom Geraldo Majela Agnelo, primaz do Brasil, quando se referiu à proposta de descriminalização do aborto e aos demais aspectos considerados negativos do programa. "O PNHD3 pretende fazer passar como direito universal a vontade de uma minoria, já que a maioria da população brasileira manifestou explicitamente sua vontade contrária. Fazer aprovar por decreto o que já foi rechaçado repetidas vezes por órgãos legítimos traz à tona métodos autoritários, dos quais com muito sacrifício nos libertamos ao restabelecer a democracia no Brasil na década de 80". Os bispos que assinaram a nota pertencem às várias tendências da Igreja Católica, como dom José Maria Pires, o dom Pelé, arcebispo emérito da Paraíba, da ala mais à esquerda, e dom Manoel Pestana Filho, bispo emérito de Anápolis, de tendência conservadora.

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL