ARTIGO
Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011, 20h:53
A
A
ANA ADÉLIA JÁCOMO
Você sabe como votar?
Ano que vem começa o corre-corre das eleições. A Câmara Municipal de Cuiabá vai aumentar suas vagas no parlamento, mais seis vereadores nos representarão. A escolha de um novo prefeito será lançada e a população terá a chance de escolher seus representantes mais uma vez. Mas será que você sabe em quem votar? Como escolher um candidato? A decisão não é simples. Há que se analisar o passado do pretenso político e avaliar as propostas de campanha. Alberto Carlos Almeida, um renomado autor que adora escrever sobre pesquisas de opinião e processo eleitoral avisa em um de seus livros que o eleitor tende a escolher o candidato que está bem avaliado, entre bom e ótimo. Deixo claro que não acredito que os resultados das pesquisas influenciem diretamente no voto, mas que ajudam, ajudam. O final de uma eleição não tem surpresa. Como via de regra, as pessoas querem mudança, se a atual gestão está manchada não querem continuidade e se a avaliação do mandato for boa, com certeza a reeleição está garantida. Em Cuiabá o prefeito Chico Galindo já disse que não será candidato, no entanto Tião da Zaeli quer porque quer ser o Chefe do Executivo de Várzea Grande. Mesmo com tantos problemas ele diz aos quatro cantos que será eleito e que fará pela cidade industrial tudo que nunca fez quando era vice de Murilo Domingos. A proposta será lançada. Alianças serão formadas e uma nova esperança paira no ar. Infelizmente para muitos não há esperança, perderam a capacidade de sonhar e de cobrar seus direitos. Acomodaram-se no ostracismo voluntário e esperam apenas o salário chegar ao fim de cada mês. Como se a esfera política não tivesse mais jeito, votam em qualquer um ou até mesmo vendem seus votos. Sinto saudades de um tempo que não vivi, quando os jovens reivindicavam transparência na política e se interessavam por questões sociais. Vivemos num Estado Democrático de Direito e não cobramos nossos mínimos benefícios. Por que não cobrar dos deputados, vereadores e prefeitos? Por que não perguntar? Não sei, não entendo se é o medo ou a certeza da impunidade que estraga esse país. Acorda Brasil! Escolham os fichas-limpas, os trabalhadores, os que têm um ideal semelhante ao seu. É assustador acompanhar de camarote o desenrolar de tantas investigações que acabaram em pizza. Por isso, para que o Brasil, Mato Grosso ou Cuiabá saia do marasmo e da insalubridade em que vive a Saúde, a Segurança Pública, a Educação e tantos outros setores, se faz necessário que você se interesse por política. Assista o horário eleitoral gratuito, use a internet e pesquise seu candidato. Cuide de você e do mundo, que também é seu. ANA ADÉLIA JÁCOMO é repórter