NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Quarta-feira, 24 de Junho de 2026

ARTIGO
Sexta-feira, 14 de Novembro de 2014, 19h:27

WELLINGTON FAGUNDES

Restaurando a vida ao longo da BR-163

A restauração e duplicação da BR-163, no trecho que liga a divisa de Mato Grosso com Mato Grosso no Sul, até os limites com o Pará, na região Norte, sempre se constituiu no grande sonho do povo deste Estado. Ora pela situação logística, que causava graves e grandes entraves ao desenvolvimento regional, limitando os investimentos por conta da falta de competitividade no resultado final, ora pela quantidade de vidas perdidas por causa dos excessos aliados à precariedade da estrutura da estrada. Ao longo dos 850 quilômetros dessa rodovia estão plotadas situações das mais variadas possíveis, geradas por anos de descuido. Ao cruzar o rio Correntes, por exemplo, subindo em direção ao Norte, até Colniza, última cidade antes de entrar pelo Estado do Pará, podemos ver crianças em situação de risco. É triste esse relato. Em alguns pontos, como em São Pedro da Cipa, Juscimeira e adjacências, crianças saem da escola para vender, água, laranja, pequi, castanhas e outros produtos para ajudar no sustento de suas famílias. Elas aproveitam os redutores de velocidade que cortam suas cidades e até se colocam no meio da via oferecendo-os. Quando não é isso, essas mesmas crianças, que precisam da proteção do Estado, estão expostas em barracos à beira da estrada também vendendo produtos que saem da agricultura familiar. Pior que isso: no começo deste ano, a imprensa estampou que a prostituição às margens da BR-163 está entre as maiores do Brasil. Um levantamento apontou a rodovia federal com pontos de prostituição em cidades importantes de Mato Grosso como Juscimeira, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop. A informação é de que, ao contrário do que muitos imaginam, são os jovens menores de 18 anos, especialmente do sexo masculino, os que mais se prostituem. São constatação eloquente de que se faz necessário e urgente avançarmos no debate para implantação de projetos que façam a rodovia BR-163 uma estrada modelo. Mas os impactos das transformações que estão por vir com essa nova realidade que se aproxima, nesse eixo de desenvolvimento, têm e precisa avançar ao campo social para que a realidade econômica se justifique. É preciso criar os espaços e as ações efetivas, num projeto articulado, para que possamos fazer com que a BR-163 seja também a condutora de transformações de vidas. Desnecessário se faz discorrer sobre a importância econômica desse grandioso empreendimento. Ganha o produtor rural. A utilização de uma rodovia segura e em condições de tráfego adequado o ano inteiro permitirá, com a intermodalidade de transportes – juntando ferrovia, na qual estamos avançando, com hidrovias, da qual somos privilegiados -, transformar Mato Grosso na grande potência econômica porque vamos ser ainda mais competitivos. Ganha a sociedade, que, assim esperamos, em breve verá as estatísticas de mortes sendo derrubadas. Ainda dentro do campo das oportunidades, está reservada a essa rodovia a condição de ser a grande condutora de um processo de desenvolvimento como um todo do Estado de Mato Grosso. Primeiro, nas cidades, com a implantação dos rodoaneis, especialmente nas cidades de médio porte instaladas ao longo da rodovia. É possível avançarmos no planejamento urbano. Outro exemplo do que essa rodovia restaurada, reestruturada e duplicada pode fazer está na exploração do potencial turístico do nosso Estado, uma das maiores fontes de divisas do mundo. É preciso lembrar que depois do advento da Copa, Mato Grosso não é um mero desconhecido no planeta. É muito comum as pessoas renegarem Mato Grosso pelas dificuldades no ir e vir, a partir das grandes distâncias. No entanto, as condições seguras e adequadas vão permitir que todo esse potencial de riquezas pouco exploradas dê aos municípios as condições de ampliar seus índices, com a geração de novas receitas. Portanto, o momento exige união de esforços. Líderes comunitários, associativistas, vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores, imprensa. É preciso que não percamos as imensas oportunidades que estão sendo descortinadas à nossa frente. Quando se fala em investimentos em logística, Mato Grosso aparece hoje em primeiro lugar na pauta do Governo Federal. Aqui estão as oportunidades. Foi uma luta imensa para se chegar a esse patamar. Conseguimos! Agora é hora de colher os frutos. O campo tem dado sua resposta à altura. A logística está avançando. Estamos no caminho seguro do desenvolvimento. *WELLINGTON FAGUNDES é deputado federal do Partido da República e senador eleito

Edição EDIÇÃO 16969




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL