NA HORA
O jornal de Mato Grosso Facebook Facebook twitter youtube

Cuiabá MT, Domingo, 21 de Junho de 2026

Primeira Página
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013, 21h:09

LÍDER DO GOVERNO

Viagens adiam reunião para escolha

O novo líder do governo na Assembleia Legislativa continua sendo uma incógnita. Por conta do recesso parlamentar dos deputados e da agenda do governador Silval Barbosa (PMDB) fora do Palácio Paiaguás, o assunto sequer chegou a ser discutido. O peemedebista chegou a convocar uma reunião com os parlamentares da base e com os seus secretários. O encontro deveria ter acontecido na última quarta-feira (17), entretanto, a grande maioria dos deputados estaduais já estava fora da Capital. Desta forma, o anúncio de que deve representar o governo do Estado no Legislativo deve ocorreu apenas no início do mês que vem, com a volta dos trabalhos parlamentares. Desgastado com o final do primeiro semestre e com o acúmulo ao cargo de presidente da mesa diretora, o deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB) entregou a liderança no último dia 11. A justificativa apresentada, no entanto, foi não ter recebido respaldo da Casa Civil durante o período em que acumulou as duas funções. Apesar de ter conseguido aprovar todas as matérias de autoria do Executivo, o peemedebista afirma que enfrentou muitas dificuldades, principalmente na semana que antecedeu o recesso. Romoaldo respondeu pela liderança do governo na AL por três anos e afirma que a decisão de deixar o posto é irremediável. “Não vou voltar atrás. Espero que o governador encontre um parlamentar que saiba lidar com o atual chefe da Casa Civil”, disse. A referência foi ao secretário Pedro Nadaf, a quem o peemedebista criticou e chegou a chamar de mentiroso. “Nos três anos em que ocupei o cargo, sempre tive o respaldo dos secretários que comandavam a Pasta, mas do Nadaf não tive este apoio. Sou solidário ao governo, agradeço a confiança, mas não consigo mais seguir”. Entre os mais cotados para substituir Romoaldo estão à deputada estadual e ex-secretária de Turismo, Teté Bezerra (PMDB), Baiano Filho (PMDB), Alexandre César (PT) e Jota Barreto (PR). A tendência, entretanto, é que o cargo seja ocupado por Teté. Silval, inclusive, já chegou a antecipar que a qualifica como um “bom nome” para representá-lo no Parlamento. Ela também tem o respaldo do próprio Romoaldo. “Vou ajudar a escolher um nome. Considero que temos vários bons aqui, mas eu indicaria a deputada Teté Bezerra, que tem muita experiência como parlamentar”, antecipa. A ex-secretária retornou ao Legislativo recentemente, pressionada pelo partido. Tirou o suplente Adalto de Freitas, o Daltinho (PMDB), de sua vaga porque, embora também fosse da base, ele vinha criticando o governo. (KA)

Edição EDIÇÃO 16967




ENQUETE
Você acredita que a Ferrovia Vicente Vuolo vai chegar a Cuiabá?
Sim. Seria uma questão de tempo. E de interesse.
Não. A Rumo já sinalizou que não é uma prioridade
Tanto faz. Em MT, os políticos não ligam para a obra
PARCIAL