Vereadores reclamam do atraso em projetos que estão na Casa
THAÍS RAELI
Da Reportagem
O presidente do legislativo de Cuiabá, Lutero Ponce (PP), e o vereador Domingos Sávio (PMDB) reclamaram ontem, na audiência da Câmara, da demora em que requerimentos, projetos de lei e propostas de emenda entram na pauta das sessões. Segundo eles, alguns ficam travados há mais de um ano. Ponce explicou que já existe semanalmente- uma reunião com todos os presidentes das comissões e com os líderes de bancada para dar agilidade ao processo, mas justificou: pela primeira vez na Casa quem decide a pauta é o colegiado. Existem vários projetos parados pela comissão. Temos que cobrar mais dinamismo e critérios para entrar na pauta, para que não sejam privilegiados vereadores de oposição ou situação. Tem projetos de 2006 que não entraram. Alguns passam por mais de uma comissão e engancham. Com isso, os vereadores postergam decisões importantes e projetos que tratam de nome de ruas e datas comemorativas são tratados com mais celeridade. O presidente da Câmara disse que eles entram mais rápido na pauta, porque não são polêmicos, só precisam do parecer de uma comissão. Domingos Sávio se mostrou inconformado com essa situação e exemplificou alguns casos, como os projetos que proíbem o nepotismo ou sobre a diminuição do recesso parlamentar que ainda não entraram em discussão. Ele também fez requerimentos de sessões itinerantes, para que os vereadores fossem aos bairros, mas também foram deixados de lado.