O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irá inaugurar o uso da biometria no processo eleitoral em Mato Grosso no município de Campo Verde. Sob a mira da Justiça Eleitoral, o município recebe o primeiro recadastramento para uso do sistema no pleito de 2012, a partir de novembro. A escolha da cidade atende planejamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de revisão do eleitorado. Chama a atenção das cortes eleitorais o número de 24.028 votantes no município, superior à quantidade da população, que, segundo censo demográfico do IBGE (2000), era de 17.221 pessoas. Campo Verde e outros municípios de Mato Grosso fazem parte de uma lista de cidades onde foi verificada a necessidade de realizar checagem in loco do número de eleitores. Dados conflitantes entre o número de eleitores quando comparado à quantidade populacional foram o principal critério para a instalação da revisão do quadro de votantes. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Ailton Lopes, os testes que permitirão cadastrar eleitores na cidade através do uso da biometria ocorrem do início de novembro a dezembro. No período do recadastramento, a equipe da corte eleitoral irá utilizar kit contendo câmara fotográfica digital, notebook e coletor de impressão digital para assegurar a nova elaboração da lista de votantes do município. Com a atualização do número de eleitores da cidade será possível mapear o quadro dos votantes abrindo caminhos para a instalação de novos procedimentos da Justiça Eleitoral caso julgue necessário. Ailton explicou que a escolha da cidade também atende outros critérios, como questões de logística. Por estar localizado a 139 quilômetros da Capital do estado, o município pode receber atendimento direto da Corte facilitando os trabalhos de deslocamento de equipes e ainda de equipamentos. Instrumento que visa assegurar a transparência e lisura nos procedimentos, a tecnologia empregada no sistema de biometria permitirá o uso do sistema em vários municípios do Estado a partir das eleições municipais de 2012. Segundo Ailton, o Tribunal dará continuidade aos trabalhos de atualização do número de eleitores em outras cidades no próximo ano. No entanto, municípios que possuem quadro de votantes superior ou próximo da quantidade de habitantes serão os primeiros da lista a receber as equipes da Corte para uso do novo mecanismo. Ele destacou ainda que todos os eleitores serão submetidos a procedimentos como validação da impressão digital. O eleitor precisa ser fotografado, depois tira-se a impressão dos dedos das mãos e é preciso atualizar os dados. Com esses procedimentos o eleitor será integrado ao novo sistema, que permitirá a lisura no processo eleitoral, explicou.